sábado, 20 abr 2024

Prefeitura implanta programa para zerar fila por cirurgia de catarata em Dourados

Prefeitura implanta programa para zerar fila por cirurgia de catarata em Dourados

03 março – 2023 | 10:10
Primeira cirurgia de catarata dentro do programa foi realizada nesta quinta (Foto: Assecom)

Projeto inédito vai realizar 50 cirurgias por mês; procedimentos serão pagos com dinheiro do município

A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), está implantando o Programa Municipal de Cirurgias Eletivas e, na primeira ação, atendendo douradenses que aguardam por cirurgias de catarata. O primeiro procedimento foi realizada nesta quinta-feira (2) e a expectativa é que essa fila seja zerada em até 20 meses.

Segundo o secretário de Saúde, Waldno Lucena, esse programa foi viabilizado com a ampliação do convênio já existente entre o município e a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica), firmado com recursos exclusivamente financiados pela Prefeitura de Dourados.

“Há cerca de sete anos não fazíamos uma cirurgia de cataratas em Dourados e agora tivemos a primeira. Nossa expectativa é de realizarmos uma média de 50 procedimentos por mês, até zerarmos a nossa fila que tem, hoje, 919 douradenses na espera. Quer dizer, agora 918”, comemora Waldno.

O convênio da Funpema com a Secretaria Municipal de Saúde, antes desta ampliação, já atendia casos de cardiologia e chega a fazer, em média, dez mil exames laboratoriais mensalmente. “Ano passado montamos o consultório oftalmológico e agora ativamos o centro cirúrgico, que permitiu esses novos atendimentos”, explica o secretário executivo da Funpema, Mauro Lange Tomazini. Segundo ele, essa meta de zerar a fila em até 20 meses pode ser atingida antes do esperado. “Esperamos realizar essas 50 cirurgias todo mês, mas a tendência é aumentar esse número com o tempo”, completa.

O que é a catarata?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é um problema crônico e é responsável por 51% dos casos de cegueira no planeta. A condição costuma estar relacionada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer em diversas outras faixas etárias, inclusive recém-nascidos.

Com casos frequentes, não é raro conhecer alguém que esteja sofrendo com a doença e que esteja em busca de tratamento. Para esses, os benefícios da cirurgia, quando indicada pelo oftalmologista, são muitos, aumentando, inclusive, a expectativa de vida do paciente.

Durante a cirurgia de catarata, sua lente natural turva é removida e substituída por uma lente artificial transparente, também conhecida como lente intraocular. Em comparação com outras cirurgias oculares, o tempo de recuperação da cirurgia de catarata é relativamente rápido. Embora cada pessoa se cure de maneira diferente, muitos pacientes relatam uma visão drasticamente melhor nas primeiras 24 horas do procedimento.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias