sexta-feira, 29 mar 2024

Prefeitura implanta Sistema Agroflorestal na Aldeia Indígena Panambizinho

Prefeitura implanta Sistema Agroflorestal na Aldeia Indígena Panambizinho

20 março – 2022 | 9:09

Ação foi realizada em parceria com a UFGD em mutirão neste sábado (19)

O Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), em parceria com a comunidade indígena Kaiowá de Panambizinho, docentes e estudantes das FAEN (Faculdades de Engenharia) e FCBA (Ciências) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), vai realizar um mutirão para implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) na terra da aldeia  Indígena Panambizinho. A ação teve início neste sábado (19), a partir das 8h. Estiveram presentes servidores do instituto, com apoio da coordenação do Departamento de Educação Ambiental.

De acordo com o diretor-presidente do Imam, Wolmer Sitadini Campagnoli, a proposta da implantação de um Sistema Agroflorestal tem como objetivo  a produção de alimentos saudáveis, recuperação ambiental, segurança alimentar e comercialização de excedentes produzidos pelos indígenas da Reserva Indígena de Dourados.

“É importante ressaltar que para esse processo de recuperação ambiental acontecer é necessário uma valorização dos conhecimentos que a comunidade já tem, porque eles acabam contribuindo para a manutenção deste sistema, aliados com os conhecimentos técnicos para que alcancemos a sustentabilidade dos projetos”, explica.

Os Sistemas Agroflorestais (SAF´s) permitem o plantio simultâneo de lavouras de gêneros alimentícios (hortaliças, feijão, milho, mandioca etc) e de árvores nativas frutíferas e florestais, o que permite, na mesma área e de maneira consorciada, o fornecimento de alimentos, frutas, sementes, lenha e madeira.

“Os SAF´s podem ser empregados nas comunidades indígenas como um indutor da melhoria da qualidade ambiental, permitir segurança alimentar, gerar renda e um ambiente importante de formação e educação diante dos desafios impostos pelo atual momento à gestão territorial e ambiental das comunidades indígenas”, ressalta Wolmer.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias