Prefeitura realiza Campanha Municipal de Combate à Tuberculose e Hanseníase

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
08/03/2022
Redação

As atividades serão realizadas no CRTH e nas UBS’s

A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), deu início a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose (TB) e Hanseníase (Hansen). As atividades são realizadas no CRTH (Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase) e nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do Núcleo da Atenção Básica e do Departamento de Vigilância. A ação teve início no dia 3 e vai até o dia 31 de março.

O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, reforça que a população precisa estar atenta aos sintomas das doenças. “É preciso estar atento aos sintomas e caso algum persistir o recomendado é procurar atendimento médico especializado”, ressaltou.

Os principais sintomas ou sinais de casos suspeitos são, no caso da Tuberculose: tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.

Já os sintomas que indicam a Hanseníase são: mancha no corpo com alteração de sensibilidade, especialmente a sensibilidade térmica; dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas em braços e/ou pernas; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A transmissão dessas duas doenças ocorre através das vias aéreas superiores (ao falar, tossir, espirrar), e por meio de contato próximo com pessoas doentes e sem tratamento.

Tanto a tuberculose como a hanseníase tem cura e que os tratamentos de ambas as doenças são gratuitos e garantidos pelo SUS. Quanto mais cedo descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior é a chance de prevenir sequelas e até mesmo o óbito.

As UBS/ESF estão participando. Se tiver alguma pessoa com suspeita de TB ou de Hansen pode ser encaminhada para a Unidade de Saúde mais próxima da residência dessa pessoa.

Serviço: O CRTH funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e está situado no bloco amarelo do PAM.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this