sexta-feira, 29 mar 2024

Prepare-se: final de semana tem onda de calor e cidades com umidade do ar em nível ‘desértico’

Prepare-se: final de semana tem onda de calor e cidades com umidade do ar em nível ‘desértico’

25 setembro – 2020 | 15:15
Meteorologista indica que umidade pode chegar a 12% e temperatura deve ‘passar dos 40ºC’

MS deve ter temperaturas na casa dos 40ºC este fim de semana, indica meteorologia.

O primeiro fim de semana da primavera será de muito calor e umidade relativa do ar chegando a níveis desérticos em Mato Grosso do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para onda de calor a partir das 12h desta sexta-feira (25), que se estenderá até segunda-feira.

Conforme o Inmet, o alerta prevê temperatura até 5ºC acima da média em todo o MS. Ou seja: os termômetros podem alcançar os 40ºC em várias regiões do estado.

Ontem (24), o município de Corumbá marcou os 39,2ºC e ficou sendo a 13ª cidade mais quente do país. A liderança ficou por conta de Cuiabá (MT), que teve 40,6ºC.

Meteorologista da Uniderp-Anhanguera, Natálio Abraão confirma que o calor deve aumentar. “Temperatura só vai subir e deve chegar ou passar de 40ºC”, informou.

Ainda de acordo com os dados do Inmet, dois municípios de MS entraram no Top 20 das menores umidades relativas do ar. Sonora e Coxim registraram 15% e 16%, respectivamente, e ficaram em 7ª e 8ª posição do país. Os níveis se assemelham ao do deserto do Saara, na África, que mantém índices que ficam em torno de 10% e 15%. A previsão do tempo aponta que a umidade continuar baixa em todo o Estado.

Chuva só em outubro

Natálio Abraão informou que não há previsão de chuva em MS até o dia 3 de outubro. Ainda conforme o especialista, a umidade do ar pode alcançar os 12% no estado. Mudança nesse cenário é esperada apenas para depois dessa data.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção.

Então, alguns cuidados são necessários. Veja os principais:

  • Evitar exposição prolongada ao sol durante os horários de maior calor (das 12h às 16h).
  • Fazer a ingestão de bastante líquido.
  • Fazer o uso de roupas leves quando a temperatura estiver acima de 28°C.
  • Evitar choques térmicos.
  • Evitar fazer grandes esforços físicos.
  • Fazer o uso de filtro solar para evitar o câncer de pele e, para evitar o ressecamento da pele evite tomar banho em águas com temperaturas muito elevadas.
  • Caso apresente algum sintoma de doenças respiratórias, que são comuns nesse período, procure auxílio médico para tratá-la imediatamente. O melhor exemplo é a rinite alérgica, a asma, bronquite, entre outras.

Gabriel Maymone /midiamax

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias