Fluxo de calor da Amazônia e cavados atmosféricos influenciam o tempo em diversas regiões do estado.
A semana em Mato Grosso do Sul inicia sob condições climáticas instáveis, com a previsão de chuvas em várias regiões do estado, podendo se estender até quinta-feira (30). Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a instabilidade é impulsionada pelo fluxo de calor proveniente da Amazônia e pelo avanço de cavados, que são responsáveis pela formação de nuvens e precipitações.
Além disso, áreas de baixa pressão atmosférica contribuem para o cenário de tempo instável, aumentando a probabilidade de chuvas em todo o estado. Em algumas áreas, essas chuvas podem ser acompanhadas de tempestades pontuais, raios e até queda de granizo, exigindo atenção e cuidado da população.
As temperaturas nas regiões sul e leste do Mato Grosso do Sul devem variar entre uma mínima de 19°C e uma máxima de 32°C. Já nas regiões norte e no bolsão, as temperaturas estão previstas para oscilar entre 22°C e 35°C. Para as áreas do sudoeste e do Pantanal, espera-se uma mínima de 23°C e uma máxima de 37°C. Na capital Campo Grande, as temperaturas devem ficar entre 21°C e 32°C.
Essas condições climáticas demandam vigilância, especialmente em áreas propensas a inundações ou outros impactos adversos relacionados ao clima. É aconselhável seguir as diretrizes das autoridades locais e se manter informado sobre possíveis mudanças no tempo ao longo da semana.
Foto: Álvaro Rezende