A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém as condições de tempo seco e calor intenso no Estado
A previsão para esta sexta-feira (5) em Mato Grosso do Sul aponta para a continuidade do tempo seco, acompanhado de altas temperaturas. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essa situação meteorológica é favorecida por um sistema de alta pressão atmosférica.
Além do calor, a umidade relativa do ar deve registrar baixos valores, entre 15% e 30%, especialmente nas regiões norte, Pantanal e Bolsão. Por conta disso, é importante que a população beba bastante líquido, umidifique os ambientes e evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. Devido ao risco aumentado de incêndios florestais, recomenda-se que a população evite qualquer tipo de queimada.
Em Campo Grande, a sexta-feira começa com 19°C e a temperatura chega aos 31°C à tarde. Em Dourados e Anaurilândia, os termômetros marcam mínimas de 16°C e máximas de 32°C. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã varia entre 16°C e 29°C.
No Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas atingem 31°C nos horários mais quentes, com mínimas de 15°C e 18°C, respectivamente. Em Coxim, no norte do Estado, a mínima é de 17°C e a máxima de 34°C.
No Pantanal, Corumbá começa o dia com 22°C e registra 34°C à tarde, enquanto Aquidauana varia entre 18°C e 34°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho apresenta mínima de 18°C e máxima de 30°C.
Foto: Álvaro Rezende