quinta-feira, 25 abr 2024

Produção de soja em MS supera expectativas em 22/23

Produção de soja em MS supera expectativas em 22/23

25 maio – 2023 | 11:11

A produção de soja em Mato Grosso do Sul atingiu a marca histórica de 15 milhões toneladas na safra 2022/23, conforme os dados do boletim do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Projeto Siga).

Para o governo do estado, o resultado positivo demonstra a estratégia de expansão agrícola em terrenos  degradados. Assim, houve aumento de 6% na área plantada, que atinge agora os 4 milhões de hectares.

Segundo o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a produtividade média de Mato Grosso do Sul atingiu 62 sacas por hectare, sendo que a projeção era de 58 sacas.

De acordo com ele, o crescimento na produção da soja e do milho no estado se reflete na expansão das unidades de armazenagem de grãos.

“É um sinal evidente de que temos uma demanda crescente, tanto que temos recursos alocados no Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) especificamente para esse tipo de empreendimento”, ressaltou.

Para Verruck, a escola de Mato Grosso do Sul para a instalação de novas indústrias para o esmagamento e beneficiamento da soja é outro fator que reforça a atratividade do estado para esse segmento.

“Nos últimos anos, tivemos a expansão do processamento de soja no estado com a abertura da Coamo, em Dourados; da Cooperativa Lar, em Caarapó; e da Aliança Agropecuária em Bataguassu”, considera.

O secretário diz que será anunciada, nas próximas semanas, uma nova indústria de soja em Naviraí. “Isso mostra a grande disponibilidade do grão no estado, que se reflete também na balança comercial, com a soja sempre nas primeiras posições na pauta de exportações”, finaliza.

Com a produção de 15 milhões de toneladas, Mato Grosso do Sul fica em quarto lugar no ranking dos maiores estados produtores de soja. Segundo projeção do 8º Levantamento da Safra de Grãos da Conab, as primeiras posições são ocupadas por:

  • Mato Grosso: 45 milhões de toneladas
  • Paraná: 22,3 mi de ton
  • Goiás: 17,7 mi de ton

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias