Encontro foi realizado no Tatersal de eventos, reunindo cerca de 50 professores de três escolas do município. Projeto é uma parceria da Prefeitura de Maracaju, Sindicato Rural e Fundação Shunji Nishimura
Formação para a vida! Foi concluída na tarde desta terça-feira (28), a etapa de 2023 da formação em Aprendizagem Profunda com professores da rede municipal de ensino de Maracaju. A conclusão deste ano reuniu mais de 50 professores de três escolas municipais, no Tatersal de Eventos com uma grande confraternização.
Esse é um projeto conjunto da Prefeitura Municipal de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato Rural de Maracaju e Fundação Shunji Nishimura, de Pompeia, São Paulo. Em junho, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre as três instituições, formalizando o início dos trabalhos. Os encontros foram online e presenciais, voltados para a capacitação do professor com um novo olhar para o aluno, motivando a busca por processos mais emocionais em salas de aula e tornando a educação uma forma mais leve e assertiva de ser desenvolvida.
A intenção é poder estender a aplicação da metodologia para outras escolas e formar outras turmas. Na etapa de 2023, os professores das escolas municipais João Batista Lino Braga, Ciro Aniz e Júlio Muller, as duas últimas do distrito de Vista Alegre, fizeram os treinamentos. E o Sindicato Rural agradece a parceria da prefeitura e da Fundação Nishimura e se orgulha de fazer parte deste projeto que contribui com o desenvolvimento da educação do Município.
Fotos: Assessoria
Encerramento
O encontro de encerramento contou com a participação do instrutor e consultor do curso Ivan Shiozawa, da Fundação Nishimura e da psicopedagoga, mediadora da instituição Brain Academy (brain2be), Elen Kiy Shiozawa. Para Ivan, a metodologia prevê uma grande mudança na gestão da educação e na relação professor e aluno.
“A gente visualiza lá na frente uma sala de aula onde o aluno tenha mais autonomia, sendo mais empoderado e responsável e que esse aluno venha a compreender por que ele está na escola e por que ele está aprendendo os conteúdos. Assim, cada um estará mais consciente do papel na escola, construindo o seu próprio futuro”, ressaltou.
O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, acompanhou o encontro e destacou que esse é um projeto que visa melhorar a educação do município pensando no futuro e dando a oportunidade para que os professores também possam se aperfeiçoar. Em 2024 essa parceria deve continuar.