A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou nos dias 25 a 27 de abril em Campo Grande a Oficina de Saúde do Adolescente e do Programa de Saúde na Escola (PSE). O objetivo do evento foi discutir o atendimento do adolescente, levando em conta suas especificidades, de acordo com o desenvolvimento etário, e apoiar os municípios no processo de adesão e execução do PSE. A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Dra Vania Toyokawa Monteiro foi convidada para apresentar aos 79 municípios do estado o programa de Maracaju que é considerado pela coordenação do estado como modelo de êxito na execução do PSE.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O programa envolve diversos profissionais da área da saúde e educação, tais como professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de vacina, dentistas, auxiliares de saúde bucal, oftalmologistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, agentes comunitários, ,agentes de endemias, psicólogos, educadores físicos, e outros profissionais que durante o ano todo desenvolverão ações tais como:
* Atualização vacinal dos estudantes;
* Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
* Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
* Avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
* Saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração;
* Avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração;
* Prevenção das violências e dos acidentes;
* Identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação;
* Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
* Realização de práticas corporais, da atividade física do lazer;
* Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos Humanos;
* Prevenção de DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo.