Psicóloga Tatiana Nascimento: Crianças em Isolamento Domiciliar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
26/03/2020
Redação
Ficar em casa por dias, sem poder sair nem um pouquinho com as crianças, é uma tarefa desafiadora. Mas, no momento em que vivemos, é extremamente necessário e prioritário.
Para cuidarmos do bem estar e saúde mental dos pequenos durante este Isolamento índico á vocês algumas dicas de atividades!

🌻Converse com a criança sobre as emoções
Você pode confeccionar junto com ela um jogo da memória com as emoções básicas (alegria, tristeza, medo, raiva, nojo, amor). Faça ou imprima duas carinhas de cada emoção e, ao longo do jogo, quando forem acertando os pares, a família vai conversando sobre em que momento sentem aquela emoção.
📌Conversar sobre as emoções é um excelente recurso para a saúde mental de todos.

🌻Sorteio das Emoções
Às mesmas carinhas das emoções da atividade anterior podem ser colocadas em um saco misturadas. A cada emoção que for sorteada, a família vai conversando em quais situações sentem aquela emoção. Acolher e validar as emoções são os passos importantes para que a criança possa se sentir mais aliviada.

🌻Pratique a Gratidão
Faça, junto com as crianças, uma carta de gratidão para uma pessoa significativa da vida de cada um. Se não for alguém que esteja em casa com vocês liguem para essa pessoa e leiam a carta.
📌Essa é uma técnica da Psicologia Positiva que cientificamente promove bem estar a quem a prática.

🌻Esperança
Planejem e façam uma lista do que vão fazer depois que esta fase ruim passar e todos puderem sair.

🌻Vejam fotos da infância dos pais
Contem para os filhos sobre a infância de vocês… Crianças adoram ouvir histórias dos pais.