quinta-feira, 25 abr 2024

Reuniões vão definir Plano de Cultura para os próximos dez anos

Reuniões vão definir Plano de Cultura para os próximos dez anos

09 maio – 2023 | 11:11
Encontro na Câmara definiu comissão do Plano de Cultura Municipal.

Calendário foi definido pela SEMC para receber as contribuições das setoriais culturais.

A Prefeitura de Dourados, através da SEMC (Secretaria Municipal de Cultura), divulgou o calendário de reuniões setoriais para a elaboração do Plano de Cultura Municipal. Na pauta dos encontros, está a discussão do panorama cultural do município nas diferentes áreas.

As reuniões serão de forma virtual através da plataforma Google Meet e são esperados integrantes do Conselho Municipal de Cultura, do Fórum Permanente de Cultura, da Secretaria de Cultura, além de representantes de instituições públicas e privadas que atuem no setor e na produção cultural.

Segundo a programação, a primeira reunião acontece no dia 16 de maio, próxima terça-feira, às 8h30, para discutir temas ligados à Literatura. Duas semanas depois, no dia 30, às 8h30, o assunto é o Audiovisual.

Em junho estão previstas reuniões semanais. A primeira no dia 6, às 8h30, com Artes Cênicas. No dia 13 são convidadas pessoas ligadas às artes visuais e artesanatos, no dia 20 para Dança e a Música no dia 27. A última reunião está marcada para o início de julho, no dia 4, para discutir com o setor de Patrimônio cultural, culturas tradicionais e populares e Produção técnica e gestão cultural.

O link para participação nas reuniões será divulgado na conta oficial da SEMC no Instagram (@semcdourados) no dia da realização da mesma.

Ações para os próximos dez anos

O Plano de Cultura Municipal deveria ter sido implantado em 2020, como previa o PNC (Plano Nacional de Cultura), mas só agora está sendo elaborado. O objetivo é estabelecer ações por um período de até dez anos, além de gerar condições para desenvolver e preservar as diversas expressões culturais locais e promover o acesso a elas.

Na semana passada, na Câmara Municipal, foi realizada reunião que instituiu a Comissão do Plano de Cultura Municipal, responsável por conduzir os estudos, elaboração e encaminhamento para votação do documento final.

Segundo Angelica Terra, assistente jurídico da SEMC e que preside o grupo, esse processo já teve início em gestões anteriores, mas nunca foi consolidado. “Precisamos organizar e oficializar esse documento que norteará as ações culturais municipais para os próximos dez anos e por isso deve ser elaborado com ampla participação da sociedade civil. Sendo assim, a participação de todos os interessados do setor cultural é bem-vinda”, completa.

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias