sexta-feira, 26 abr 2024

Ricardo Cappelli diz que assume GSI com ‘equilíbrio’ e ‘firmeza’

Ricardo Cappelli diz que assume GSI com ‘equilíbrio’ e ‘firmeza’

20 abril – 2023 | 13:13

Ricardo Capelli, ex-interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, se pronunciou pela primeira vez nesta quarta-feira (19) enquanto secretário-executivo interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

“Por determinação do presidente @LulaOficial, assumo interinamente o GSI com equilíbrio, firmeza e o compromisso de sempre com o Brasil”, escreveu Capelli na sua conta oficial do Twitter.

Ricardo vai substituir o general Golçalves Dias, que pediu demissão após a divulgação de imagens que apontam uma possível conivência do GSI em meio aos ataques no Palácio do Planalto. O secretário-executivo do gabinete, Ricardo Nigri, também foi afastado do cargo.

O novo secretário ficou conhecido por ter sido responsável pela segurança pública do Distrito Federal após os atos de 8 de janeiro. Ele comandou as investigações sobre a participação e conivência de policiais militares do DF nos atos antidemocráticos.

Ricardo Capelli será o primeiro civil a assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional. A nomeação de um membro fora das Forças Armadas já era defendida por Lula, mas o petista resolver colocar Gonçalves Dias por ter sido responsável por sua segurança nos seus dois primeiros mandatos e na campanha eleitoral de 2022.

Quem é Ricardo Capelli ?

Cappelli tem 50 anos e é natural do Rio de Janeiro. Formado em jornalismo e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi escolhido pelo ministro Flávio Dino para ser o número dois da pasta da Justiça e Segurança Pública.

Ainda, durante a gestão de Dino como governador do Maranhão, Cappelli foi secretário de comunicação no segundo mandato. No primeiro, chefiou o gabinete de representação do Maranhão em Brasília.No primeiro governo de Lula, entre 2003 e 2006, Capelli trabalhou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. No ano de 2008, atuou como secretário de desenvolvimento na prefeitura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias