Governador de Mato Grosso do Sul foca em Inteligência Artificial para modernizar serviços públicos e beneficiar cidadãos.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), revelou planos ambiciosos para o futuro tecnológico do estado. Em uma agenda recente, Riedel adiantou que o governo está em negociações avançadas para firmar contratos com o Google e outras grandes empresas do setor de tecnologia, com um foco especial na Inteligência Artificial (IA).
Segundo o governador, o investimento em tecnologia é uma prioridade. “Temos conversado com os diretores do Google. Na nossa equipe da Segov – Secretaria de Estado de Governo – há uma área específica de tecnologia do Estado”, afirmou Riedel. Ele destacou o notável avanço de Mato Grosso do Sul no cenário tecnológico nacional: “Éramos o vigésimo quarto estado em uso de tecnologia e hoje somos o nono. Depois de três anos, temos um avanço muito expressivo que tem feito uma diferença muito grande na vida das pessoas, porque a tecnologia é um tema complexo.”
Riedel não descartou a possibilidade de assinar um acordo com o Google, mas enfatizou que o diálogo se estende a diversas outras companhias. “Temos buscado grandes empresas que podem fornecer soluções”, explicou. O impacto dessa modernização já é visível em áreas como o Departamento de Trânsito (Detran), onde aplicativos eliminaram filas, e na saúde, com a implementação de pontos de telemedicina em todos os 79 municípios do estado.
A base para essa transformação digital é a infraestrutura. O governador ressaltou que a Infovia Digital, por meio da CTT, tem sido fundamental, garantindo que “todos os 1.530 prédios estão recebendo fibra óptica”. Esse avanço rápido na infraestrutura é o primeiro passo para o uso eficiente da tecnologia, prometendo uma revolução nos serviços públicos e uma melhoria significativa na vida dos cidadãos.
Em uma reunião recente em São Paulo, Riedel discutiu a construção de um modelo de trabalho para modernizar o serviço público. As conversas com as empresas abrangem hardware, software, novas tecnologias e, claro, inteligência artificial. “Google é uma das empresas de tecnologia, mas estamos mantendo o diálogo com várias”, reiterou o governador, que prometeu divulgar os detalhes dos acordos no momento oportuno, à medida que os diálogos avançam e a estrutura tecnológica para o estado é consolidada.






