quinta-feira, 28 mar 2024

Saúde anuncia primeiro caso confirmado de coronavírus em aldeia indígena do Estado

Saúde anuncia primeiro caso confirmado de coronavírus em aldeia indígena do Estado

13 maio – 2020 | 19:19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunica, nesta quarta-feira (13), o primeiro caso confirmado de coronavírus em uma aldeia indígena de Mato Grosso do Sul. A paciente tem 35 anos, é da aldeia Bororó/Jaguapiru, em Dourados, e está em isolamento domiciliar

A paciente trabalha em um frigorífico do grupo JBS.  Logo após ser comunicada do resultado do exame, a SES entrou em contato com a diretoria da empresa, que acionou, de imediato, o plano de contingência interno da empresa.

A SES, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) e a JBS estão fazendo o levantamento com as informações de todas as pessoas que tiveram contato com o caso confirmado. Essa rede de contato está sendo avaliada para rastreio e intervenção, tanto da aldeia, como fora dela e fará exames para o covid-19.

O caso traz preocupação considerando que Dourados possui a maior população deste grupo do Estado, totalizando 17,3 mil indígenas. “Toda equipe de saúde está trabalhando para conter o avanço da doença”, reforça o titular da pasta, Geraldo Resende.

A partir deste primeiro caso registrado, o plano de ação da saúde indígena passa para a segunda etapa na qual será feita ampla testagem na população indígena.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias