domingo, 10 dez 2023

Sebrae e Prefeitura lançam Agenda Estratégica de Dourados
Dourados

Sebrae e Prefeitura lançam Agenda Estratégica de Dourados

Redação
26 setembro – 2023 | 11:11
Alan Guedes destacou importância da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Documento faz parte do programa Cidade Empreendedora para promoção do desenvolvimento do município

O Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Dourados, lançou, nesta segunda-feira (25), a Agenda Estratégica de Dourados, por meio do programa Cidade Empreendedora. O objetivo é promover a cidade, destacando as potencialidades que possui para consolidar a imagem do município no cenário regional, além de realizar ações voltadas à inclusão produtiva trazendo oportunidades de geração de renda para a população a partir do fomento ao empreendedorismo.

O evento contou com a presença do prefeito Alan Guedes, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cleriston Recalcatti, do diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça, do conselheiro e diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Ademar Silva Júnior, entre outras autoridades.

Durante o lançamento, 34 ações que integram a Agenda Estratégica de Dourados foram apresentadas. Desde que a parceria entre Sebrae e Prefeitura foi selada através do programa Cidade Empreendedora, mais de 11 mil pessoas foram assistidas, segundo a entidade.

“O primeiro ciclo do Cidade Empreendedora trouxe resultados muito positivos para o nosso município, por isso renovamos a parceria para o Expansão. Dourados tem um eixo de desenvolvimento que passa pelo agronegócio e, principalmente, pelo empreendedorismo. Temos um comércio muito forte e o empresário precisa ter espaço e um ambiente de negócios favorável para que possa gerar emprego e renda. Então, vamos trabalhar para possibilitar isso em dois eixos específicos que irá trazer inclusão produtiva e a atração de novos investimentos para o nosso município”, destacou o prefeito Alan Guedes.

De acordo com o Claudio Mendonça, grandes avanços foram proporcionados ao município com a execução do programa Cidade Empreendedora e com a chegada do ciclo Expansão, o Sebrae se faz presente na cidade, auxiliando no processo de dinamização da economia com iniciativas focadas em eixos específicos escolhidos pela administração municipal.

“Estamos desde 2021 atuando aqui em Dourados, e apoiando os pequenos negócios locais, graças à parceria com a Prefeitura para a execução do Cidade Empreendedora. Um trabalho feito em conjunto com as lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, que agora tem continuidade. Vamos trazer oportunidades para que quem está em situação de vulnerabilidade consiga gerar a própria renda, seja por meio do empreendedorismo ou conquistando um espaço no mercado de trabalho. Também vamos atuar para consolidar a imagem do município e atrair novos investimentos para que Dourados se torne uma cidade cada vez mais forte”, ressaltou o superintendente do Sebrae.

Autoridades presentes no lançamento da Agenda Estratégica de Dourados (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Ações da Agenda Estratégica de Dourados

A Agenda Estratégica de Dourados é embasada em dois eixos principais, selecionados pela Prefeitura ao aderir ao ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora: “Cidade + Competitiva” e “Cidade Inclusiva”. Grande parte dessas iniciativas está concentrada na promoção da cidade, destacando as características e potencialidades que possui, com o intuito de reforçar e consolidar a imagem do município para o público externo, de modo a atrair novos investimentos, alavancar a área do turismo e promover o desenvolvimento.

Já outras ações serão executadas com a proposta de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com esse trabalho, a proposta é combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para a população, além de fomentar a geração de emprego no município.

Cleriston Recalcatti, esclareceu que as iniciativas serão executadas até 2024 e representam mais um passo importante para a promoção do crescimento sustentável do município. “O Sebrae é um grande parceiro de Dourados e estamos trabalhando agora no segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora. Agora, vamos fazer com que as ações sejam colocadas em prática. São iniciativas que serão feitas em conjunto com lideranças e instituições, é um esforço coletivo para colhermos resultados ainda mais positivos. É uma parceria que traz desenvolvimento e grandes perspectivas para os empreendedores, para a gestão pública e para a população”, concluiu o secretário.

Evento teve apresentação de novos projetos do Cidade Empreendedora (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias