quinta-feira, 25 abr 2024

Sebrae e Prefeitura Municipal renovam parceria para a continuidade do programa Cidade Empreendedora em Maracaju

Sebrae e Prefeitura Municipal renovam parceria para a continuidade do programa Cidade Empreendedora em Maracaju

11 maio – 2023 | 20:20

Novo ciclo da iniciativa traz pacote de soluções para promover a competitividade e dinamizar a economia com ações voltadas para inovação, sustentabilidade e marketing territorial.

O trabalho realizado por meio do programa Cidade Empreendedora em Maracaju, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, prossegue em 2023 com um novo pacote de soluções composto por ferramentas voltadas para promover a competitividade e dinamizar a economia do município. Desta vez, Maracaju compõe o ciclo Expansão do programa e recebe acompanhamento até o próximo ano.

A oficialização da parceria para este novo período de execução do Cidade Empreendedora foi realizada na manhã dessa quinta-feira (11), em uma cerimônia na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, quando o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, assinou contrato com a instituição. O evento contou com a presença do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, além de representantes de outras prefeituras municipais que também aderiram à iniciativa, e autoridades vinculadas ao setor produtivo do Estado.

Conforme Calderan, a adesão ao novo ciclo vem para dar continuidade na atuação conjunta em prol do desenvolvimento local. “Esse programa certamente nos ajudará, pois já tivemos experiências anteriores e conhecemos a importância do Sebrae como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Com as ferramentas do Sebrae, apoiaremos nossos empresários, especialmente os pequenos, e ofereceremos condições para investidores interessados na cidade. Agora, teremos novas oportunidades para impulsionar o crescimento dos negócios em Maracaju, beneficiando empreendedores de diferentes portes”, pontuou o líder do executivo.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o trabalho desenvolvido pelo Cidade Empreendedora é capaz de promover mudanças positivas para os municípios que aderem à iniciativa, impactando, principalmente na vida de quem empreende.

“O programa chega na cidade e identifica quais são as oportunidades e áreas de atuação, de modo que possa atender às necessidades e melhorar a realidade das pessoas. Essa transformação é evidenciada quando a gente percebe o avanço das pequenas empresas, incluindo, os pequenos produtores que recebem consultoria para que possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Então, é um trabalho junto com o poder público em prol do desenvolvimento”, ressaltou Bertoni.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta etapa, Maracaju recebe novas ferramentas para auxiliar o poder público e incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento. “Neste novo ciclo, iremos intensificar a atuação conjunta para fortalecer os empresários locais e a gestão pública e, com isso, apoiarmos o desenvolvimento sustentável da cidade como um todo. Vamos trazer soluções para trabalhar outros aspectos do município, como inovação, sustentabilidade e promoção do fortalecimento das cadeias produtivas. Dessa forma, esperamos proporcionar mais oportunidades para a população e possibilidades de crescimento para os pequenos negócios”, pontuou Mendonça.

Neste novo ciclo, a atuação do programa em Maracaju será focada em dois eixos principais: Cidade Humana, Inovadora e Sustentável e Cidade em Expansão. No que se refere a temática Cidade em Expansão, serão desenvolvidas ações para maximizar as oportunidades geradas pela chegada e instalação de um grande empreendimento na região. Será feito um trabalho para conectar a empresa âncora com as pequenas empresas locais, de modo a gerar novas oportunidades de negócio e o fortalecimento das cadeias produtivas, possibilitando o crescimento sustentável da economia.

Promover Maracaju, estabelecendo uma estratégia para que o município implemente iniciativas que contemplem os objetivos trazidos pela Agenda 2030, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é o foco da vertente Cidade Humana, Inovadora e Sustentável que irá realizar várias iniciativas com esse propósito. Juntamente com o processo de viabilizar ações sustentáveis, também será feito um trabalho de fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação, composto por instituições públicas e privadas, com a proposta de gerar soluções para desafios enfrentados e promover a transformação digital.

Juntamente com Maracaju, outros 18 municípios renovaram a parceria com o Sebrae e também integram o ciclo Expansão do Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos. Durante a cerimônia de assinatura de contratos do programa Cidade Empreendedora, novos municípios também aderiram à iniciativa para o início do trabalho e compõem o ciclo 2023/2024: Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste.
Resultados positivos

O programa Cidade Empreendedora, é realizado em Maracaju desde 2019 e, de lá para cá, já foram realizados dois ciclos de trabalho no município por meio da iniciativa – 2019/2020 e 2021/2022. Principalmente, nos últimos dois anos, resultados importantes foram registrados como o fomento do empreendedorismo nas escolas e o fortalecimento do comércio local. Dados emitidos pela Receita Federal, por exemplo, mostram que houve uma redução de 28% no número de fechamento de empresas durante a execução do programa, se comparado ao período anterior. Além disso, também houve um aumento de 18% no número de empresas ativas no município e aumento de 52% na formalização de microempreendedores individuais.

O apoio ao pequeno empreendedor para possibilitar o crescimento dos negócios é uma das principais vertentes do Cidade Empreendedora. Além disso, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo. Clique aqui e confira todos os resultados do Cidade Empreendedora em Maracaju.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias