quinta-feira, 28 mar 2024

Secretaria de Saúde de Dourados realiza Blitz educativa vai orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis

Secretaria de Saúde de Dourados realiza Blitz educativa vai orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis

10 fevereiro – 2021 | 12:12

A equipe estará no posto da PRF na sexta-feira (12), a partir das 8h

A Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza neste mês a campanha anual de prevenção às IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em alusão ao carnaval 2021.

As atividades da Campanha serão realizadas na manhã de sexta-feira (12), a partir das 8h, com blitz educativa e informativa no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), saída para Campo Grande, onde serão distribuídos cerca de 1000 kits contendo panfletos informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. A equipe também realizará orientações e esclarecimentos sobre as IST’s e AIDS aos condutores de veículos leves e pesados que trafegam nesse quilômetro.

O segundo momento da campanha será realizado no mesmo dia, durante a tarde, das 13h às 17h, com testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV, na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. “Não é necessário jejum e é preciso trazer documentos pessoais com foto e cartão SUS, caso tenha. O telefone para contato é o (67) 3423-9150”, explica a coordenadora do programa, Aurenita Barbosa.

A campanha dá continuidade ao plano de abordagem adotado pelo Ministério da Saúde, Prevenção Combinada, lançado durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro de 2017, e visa fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

A intenção é prestar orientações das diversas formas de prevenção e cuidado, com finalidade de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já convivem com diagnóstico.

A coordenadora lembra ainda que a campanha de carnaval reforça um trabalho realizado em todo país, além de incentivar o uso do preservativo e atentar para importância da testagem. “Mesmo não havendo carnaval por conta da pandemia da Covid-19, é importante realizar esta campanha através da educação continuada para sensibilizar a população de uma forma geral”, informa.

O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente. Em Dourados é realizado pelo Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, órgão que também possui uma equipe multidisciplinar preparada para o tratamento em caso de diagnóstico positivo, situada na rua dos Missionários, nº 420, com horário de atendimento das 7h às 13h.

ASSECOM

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias