sábado, 09 dez 2023

Secretaria de Saúde de Maracaju é destaque na “8ª Mostra Experiências Exitosas – Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS!” e representará o Estado na Etapa Nacional em Goiânia

Secretaria de Saúde de Maracaju é destaque na “8ª Mostra Experiências Exitosas – Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS!” e representará o Estado na Etapa Nacional em Goiânia

08 maio – 2023 | 11:11

Grande destaque para a experiência exitosa “Bem Crescer – Intervenção precoce com bebês de 0 a 18 meses” que conquistou o primeiro lugar entre as 87 experiências inscritas.

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Saúde, participou da “8ª Mostra de Experiências Exitosas do Estado de Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS”, evento organizado pelo COSEMS /MS, Conselho de Secretarias de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.
Foram avaliadas ao todo 87 experiências exitosas inscritas de diversos municípios do Estado para avaliação, sendo 18 selecionadas para apresentação presencial nesta última sexta-feira, dia 05 de maio, em Campo Grande / MS. Das 18 experiências selecionadas, a Secretaria de Saúde apresentou 5 experiências, sendo elas: Monitoramento Vacinal: Em busca da melhor proteção – Maracaju-MS, Bem Crescer – Intervenção Precoce com bebês de 0 a 18 meses; Ações Inovadoras desenvolvidas em parceria no Programa Saúde na Escola; Descentralização e Implantação de Rede de Assistência a pacientes com HIV/AIDS; e Tratamento de Feridas Crônicas complexas: um desafio para o SUS na promoção da saúde.

Após a apresentação das 18 experiências finalistas, o resultado foi divulgado e, das 6 experiências selecionadas para representarem o Estado na “18ª Mostra Nacional Aqui Tem SUS”, a Secretaria de Saúde de Maracaju conquistou 3 vagas, tendo destaque o primeiro lugar, que foi a experiência “Bem Crescer – Intervenção precoce com bebês de 0 a 18 meses”.

O projeto tem autoria da servidora municipal Paula de Souza Kuendig Brites (psicóloga) e hoje é coordenado pela Lilian Cristina Romero (enfermeira). “A intervenção precoce tem como objetivo detectar os sinais de risco para o desenvolvimento infantil e promover políticas públicas de prevenção no campo da saúde mental na primeira infância”, relata a autora.
As outras experiências premiadas foram: “Monitoramento Vacinal: Em busca da melhor proteção – Maracaju-MS”, de autoria da servidora Daise Cristina Oliveira da Silva (enfermeira) conquistando o 4º lugar, e “Ações Inovadoras desenvolvidas em parceria no Programa Saúde na Escola”, de autoria da servidora Vânia Yoshie Toyokawa Monteiro (cirurgiã dentista) conquistando o 6º lugar.
“Estou muito feliz e emocionado pelo resultado conquistado. Não tenho palavras para agradecer a todos os servidores envolvidos em todas as experiências enviadas. Maracaju é reconhecida no Estado por ter uma saúde de excelência, e poder levar o nome da nossa cidade para um Congresso de porte nacional é motivo de muito orgulho. Agradeço a todos os servidores que direta ou indiretamente, contribuem para a realização dessas experiências”, relatou o Secretário de Saúde Thiago Caminha.

“O compromisso com a saúde está no topo da prioridade da nossa gestão. O êxito destes trabalhos demonstra com toda certeza o dia a dia das ações que acontecem em Maracaju para garantir acesso e qualidade na assistência à saúde do nosso cidadão. Mais do que uma estrutura física temos excelentes profissionais, isso faz toda a diferença.”, declarou o Prefeito Marcos Calderan.
As 6 experiências que representarão o Estado de Mato Grosso do Sul serão apresentadas na 18ª Mostra Nacional Aqui Tem SUS”, que acontecerá durante o XXXVII Congresso da CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) no mês de julho de 2023 em Goiânia / GO, sendo 3 delas de Maracaju.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias