Secretaria de Saúde incentiva amamentação para reduzir dor das crianças durante vacinação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
30/08/2022
Redação
Amamentação será incentivada nos postos de saúde de Dourados durante vacinação de bebês – Assecom/arquivo

Unidades que aplicam as vacinas devem estimular lactantes a amamentar os filhos durante o processo

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMS), reforça o incentivo à mamanalgesia, termo utilizado para a amamentação como analgésico durante vacinação em bebês.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios de amamentar durante a aplicação de vacinas injentáveis nas crianças são inúmeros, como a redução da angústia, medo e desconforto com a agulha.

Considerando as recomendações e pesquisas do órgão internacional, o Núcleo Municipal de Imunização em Dourados recomenda que, nas unidades de saúde onde as vacinas são aplicadas, a mãe seja incentivada a amamentar a criança imediatamente antes, durante e após a vacinação do bebê.

Além disso, os pais e responsáveis pela criança devem ter entrada favorecida no local de aplicação. O gerente de Imunização de Dourados, Edvan Marques, cita outra medida em nota técnica relacionada aos casos de vacinação múltipla, quando há aplicação de vacinas injetáveis e orais. “Administrar primeiro a vacina oral e, posteriormente, proceder a amamentação para que seja realizada a administração da injetável”.

Agosto Dourado

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Dourados realizou ações voltadas ao ato de amamentar. A SEMS também promoveu parceria com a Casa da Amizade para a elaboração de materiais educativos sobre Aleitamento Materno, entregues nas 35 Unidades de Saúde.

O município aderiu à Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), por meio do qual foram realizadas diversas oficinas nas Unidades de Saúde, visando a promoção do aleitamento materno e das práticas alimentares infantis saudáveis. Além disso, foi realizada parceria com o Hospital Universitário da UFGD, para a entrega de material educativo “Manual de Normas e Rotinas de Aleitamento Materno”.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp