Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha sobre ‘Novembro Azul’ com foco na saúde do homem

09 novembro – 2021 | 13:13
Secretário de saúde Thiago Caminha com médico urologista Milton Garcia Leal Foto: *Hosana de Lourdes - tudodoms

A campanha Novembro Azul, tem como o objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Com serviços ampliados na saúde pública do município, a Secretaria Municipal da Saúde de Maracaju preparou a campanha Novembro Azul, com foco na prevenção e conscientização do câncer de próstata.

O município conta com atendimento na especialidade, três sábados de cada mês, sempre a partir das 8h. Em média 40 consultas (a cada sábado) com médico urologista Milton Garcia Leal Júnior, além de encaminhamentos para os exames quando necessário.

O secretário Thiago Caminha falando ao tudodoms, lembrou que mesmo com a pandemia Covid 19, seguindo os protocolos de segurança frente ao enfrentamento da Covid-19, todos os atendimentos foram mantidos com o distanciamento social e o uso de máscara.

Conforme o secretário, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização e o preconceito que envolve o exame, faz com que muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

“Os homens tem um costume ruim de procrastinar quando o assunto é saúde, a maioria só busca o médico quando apresenta algum sinal clínico de doença. Tudo que o câncer precisa é de tempo, por isso a nossa corrida pelas avaliações preventivas. Neste novembro azul as equipes de saúde de Maracaju estão preparadas para atender os homens do nosso município, estamos ofertando as consultas de chek-Up onde disponibilizamos o “exame de PSA” (Antígeno Prostático Específico) que é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo,” explica o secretário.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade.

“Pedimos a todos os homens que deixem o preconceito de lado, pois isso ainda existe, e invistam na sua saúde. Procurem nossas unidades, façam seus agendamentos e vamos sair na frente impedindo maiores problemas, principalmente este vilão que é o câncer de próstata,” finaliza o secretário.

Já o médico Milton Garcia Leal afirma que fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado. O urologista lembrou dos cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência: “preconceito só vem quando não se tem conhecimento da importância dos métodos que existem para diagnosticar o câncer de próstata”, ressaltou Milton. “Precisamos acabar definitivamente com esse preconceito.  A partir do momento que todos os homens despertarem a consciência da importância desse exame é que teremos índices e números baixos dessa doença”, completou o médico.

Urologista Milton Garcia Leal que atende em Maracaju – Foto Hosana de Lourdes – Tudodoms

Ainda segundo o urologista Milton Garcia Leal, os principais sintomas do câncer de próstata do tipo benigno são redução do jato urinário, dificuldades para urinar e aumento da frequência urinária. Já no estágio mais avançado, de acordo com o urologista, a doença se manifesta através de sintomas como dor na bacia, sangramento na urina e dor nas costas.

“Por isso rastreamento, investigação e prevenção são palavras importantes quando falamos de câncer de próstata. Aí chegamos ao tão falado exame de toque retal. Mas por que esse exame é tão importante? Porque através dele é possível sentir alguma alteração na próstata. Além disso, temos o exame de sangue PSA, que também identifica a doença. Fazer os exames de rotina reduz em aproximadamente 40% a chance de morte. Então é extremamente importante o rastreamento da doença, mesmo em pacientes que não apresentam sintomas”, conclui o especialista.

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!