sexta-feira, 26 abr 2024

Secretarias anunciadas por Eduardo Riedel

Secretarias anunciadas por Eduardo Riedel

20 dezembro – 2022 | 10:10

Confira os objetivos das secretarias e os futuros gestores anunciados pelo governador eleito, Eduardo Riedel, na manhã desta terça-feira (20):

Sejusp (Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado) – Carlos Videira

Uma área técnica com um alto grau de especialização e necessidade de continuidade e avanço progressivo dos programas em curso. Cito aqui especialmente o salto que demos na recuperação da capacidade operacional das nossas forças e a instalação de um novo e abrangente sistema de inteligência para o combate ao crime, tendência cada vez mais preponderante neste campo do serviço público.

“O comando renovado do secretário Carlos Videira é a garantia de que não haverá risco de descontinuidade dos atuais esforços, programas e avanços na recomposição dos efetivos; forte modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional”, disse Eduardo Riedel.

Antonio Carlos Videira, ingressou na carreira da área da Segurança Pública no ano de 1990, quando foi aprovado no concurso para Escrivão de Polícia, e no mês de outubro tomou posse na Delegacia de Polícia Civil de Fátima do Sul. Logo depois, atuou no Grupo de Operações de Fronteira (GOF), na época comandado pelo coronel da Polícia Militar, Adib Massad, onde permaneceu até 1999.

Em 1995 concluiu a graduação de Bacharel em Direito e na sequência cursou pós-graduação em Processo Civil. Aprovado no concurso para Delegado de Polícia Civil assumiu no ano 2000. No final de 2014, Carlos Videira atingiu o topo da carreira de Delegado sendo promovido para classe especial, e em seguida no início de 2015 passou a ocupar o cargo de Superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Em reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira, no mês de abril de 2016, assumiu a função de secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e, em 20 de dezembro de 2017 passou a comandar a Sejusp/MS.

Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) – Jayme Verruck

A pasta que irá cuidar da intensa fase de industrialização do agro sul-mato-grossense e a transformação progressiva da nossa economia, para alcançarmos a ambiciosa meta coletiva de estado carbono zero já em 2030, cujas bases foram lançadas agora, com o término do nosso inventário de emissões de efeito estufa.

“Precisamos caminhar rapidamente nesta direção à bordo de um forte crescimento sustentado e sustentável. Isso significa também atrair empreendimentos com alta capacidade de investimentos, produção limpa e responsável, para, ao mesmo tempo, turbinar a nossa dinâmica econômica; gerar de forma contínua empregos e renda e incluir novos contingentes da população ao processo produtivo. Ou seja, crescer, melhorar, avançar e incluir sem destruir nosso patrimônio natural, nossa biodiversidade. É um desafio e tanto”, ressaltou Eduardo Riedel.

Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV.

Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

Ex-professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ex-professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul).

CGE (Controladoria-Geral do Estado) – Carlos Eduardo Girão

Uma das áreas que mais avançou institucionalmente na governança pública. Um trabalho que nem sempre aparece, como mereceria, mas que é fundamental, estrutural, para o aperfeiçoamento do modelo de estado e da melhora da qualidade do serviço público, de maneira geral.

“O desafio é grande, porque já não se trata mais de apenas cumprir o nosso dever, combatendo efetivamente a corrupção, mas prevenir a sua ocorrência, impedir que ela aconteça. Para isso, as áreas de compliance vão trabalhar intensamente para entender os diferentes processos de cada unidade administrativa, identificar áreas de risco, sugerir protocolos novos de prevenção a desvios de conduta, fraudes, corrupção, e distorções de todo tipo no âmbito do Executivo. E não apenas na perspectiva de autoridades, gestores públicos e servidores, mas também na outra ponta, penalizando com rigor o corruptor”, enfatizou Eduardo Riedel.

Carlos Eduardo Girão é formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1995; e em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2001; tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e diversos cursos de liderança e equipe.

Ele já trabalhou como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU); chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da Controladoria-Geral da União; chefe da Controladoria Regional da União em São Paulo; chefe da Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Sul; e Analista de Finanças e Controle chefe-substituto da Controladoria Geral da União em Mato Grosso do Sul.

 

Segov (Secretaria de Governo do Estado) – Pedro Caravina

É uma secretaria-meio, cuja principal tarefa é a articulação do conjunto de secretarias setoriais. É onde se alinha e harmoniza o governo, em torno dos grandes objetivos do programa a ser executado e os propósitos da gestão.

“Por onde passou, primeiro como investigador; depois delegado de polícia; em seguida prefeito de Bataguassu por duas vezes; presidente da Assomassul e membro do Confederação Nacional dos Municípios, depois meu secretário-adjunto na Infraestrutura, ele carregou consigo a marca admirável do bom gestor. E é justamente isso que demanda a Secretaria de Governo”, disse Eduardo Riedel.

Deputado Estadual eleito, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, esteve à frente da administração do município de Bataguassu por dois mandatos, além de outros dois mandatos à frente da presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Caravina é delegado aposentado e integra a Executiva Estadual do PSDB na função de primeiro-secretário.

SES (Secretaria de Saúde do Governo do Estado)  – Dr. Maurício Simões Corrêa

Pasta importantíssima e estratégica da gestão, responsável por um intenso trabalho de conclusão da regionalização da saúde, ampliação de serviços e de fortalecimento de políticas públicas efetivas para atenção básica da saúde, melhorar a performance dos hospitais estaduais.

“Médico com larga experiência, mas acima de tudo um gestor. Presidiu a Unimed por duas vezes, depois a federação das Unimeds no Mato Grosso do Sul, uma larga experiência na gestão de saúde, e vem para esse grande desafio que é conduzir essa pasta e todas as ações delas e somar sua experiência”, disse Riedel.

Entre os desafios da pastas estão a criação de policlínicas nas quatro regiões de saúde com serviços de imagens e bloco de atenção multiprofissional para apoio neuropsicomotor, voltados às doenças genéticas, crônicas, degenerativas e transtornos intelectuais (autismo), além da ampliação do uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligência artificial fortalecendo a interface entre Saúde e Ciência.

Maurício Simões Corrêa, cirurgião de cabeça e pescoço, médico conceituado em Mato Grosso do Sul, gestor reconhecido, que tornou as instituições que presidiu referenciais nacionais. Foi da direção da Unimed Campo Grande, onde ocupou vários cargos diretivos na entidade, em diferentes mandatos, entre eles, o de diretor financeiro e diretor-presidente. Foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e também diretor-presidente da Unicred.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias