quinta-feira, 25 abr 2024

Secretário adjunto Edio Castro recebe homenagem no Dia da Educação Superior

Secretário adjunto Edio Castro recebe homenagem no Dia da Educação Superior

22 novembro – 2022 | 11:11
Foi agraciado com a entrega da Comenda Pedro Pedrossian, em sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Foto: Assessoria

Foi agraciado com a entrega da Comenda Pedro Pedrossian, em sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

O secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Castro foi homenageado na manhã desta segunda-feira (21), durante sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), instituída pela Lei 5.040/2017, que comemorou o Dia da Educação Superior. Proposta pelo deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), na solenidade aconteceu a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian.

As honrarias, instituídas pela Resolução 19/2018, homenageiam quem contribuiu para a valorização e o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense, fortalecendo a pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior estaduais.

O presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) conduziu a solenidade e ressaltou a importância do Crie-MS para a educação, no Estado. “Satisfação que tenho em presidir essa sessão. Honra da Assembleia Legislativa em recebê-los aqui, estamos entre amigos e queria dizer que Mato Grosso do Sul sai na frente quando une vários tipos e instituições de ensino superior no mesmo propósito.

Trabalham pela interiorização do ensino, trocam ideias, e os avanços são enormes, o que é feito aqui é um exemplo nacional. Um conselho formado por universidades públicas e privadas. Tenho a honra da colocação da Assembleia Legislativa, em nome dos 24 deputados estaduais, falo do respeito que a gente tem pelas universidades e pelas instituições de ensino”, afirmou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) falou dos investimentos em Educação feitos em sua gestão. “Uma saudação muito especial ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa, e aos demais parlamentares. O investimento permanente feito pelo nosso Governo no fomento à Pesquisa, Ciência e Tecnologia foi de R$ 175 milhões, o que corresponde a 66% de todo o valor investido em toda a história da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul [Fundect]”, destacou.

*Edio Castro

Natural de Maracaju (MS), Edio Antonio Resende de Castro é licenciado em Pedagogia, com habilitação em magistério das matérias pedagógicas do ensino de 1º e 2º graus e supervisão escolar de 1º e 2º graus pela Fifasul (Faculdades Integradas de Fátima do Sul). Possui habilitação de técnico em agropecuária pela Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA) e especialização em Metodologia do Ensino Superior – Pós-Graduação lato sensu – também pela Fifasul.

Secretario adjunto Edio Antônio Resende de Castro

Por 12 anos desempenhou funções pedagógicas nas redes públicas, estadual e municipal de ensino. Em Maracaju, foi professor, coordenador pedagógico e diretor da EE Cel. Lima de Figueiredo e coordenador pedagógico da EE Manoel Ferreira de Lima, diretor da Escola Municipal José Pereira da Rosa (1989), secretário municipal de Educação e Cultura (1992), supervisor da Unidade da SANESUL de Maracaju (1995-1999), diretor do Departamento de Cultura de Maracaju (1999) e chefe de Gabinete do município de Maracaju (2000-2003). No mesmo município, foi vereador por dois mandatos (2004-2008 e 2012-2016).

Em atuação pelo Governo de Mato Grosso do Sul, foi subsecretário da Casa Civil (2016) e subsecretário de Comunicação (2017-2018). Atualmente, é secretário adjunto de Estado de Educação, cargo que ocupa desde 2019.

Homenageados

Receberam a Comenda Pedro Pedrossian o Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, o reitor da UEMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); o secretário adjunto de Educação, Édio Castro; Célio Villela de Andrade, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Prof Dra. Ordalia Alves de Almeida (UFMS), Maria Aparecida Bolzan, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prof. Dra. Maria Leda Pinto, da UEMS, Reni Domingos dos Santos, da Uniderp Anhanguera e Heitor Romero Marques, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Já a Medalha Darcy Ribeiro foi concedida a Elcio Ferreira dos Santos, do IFMS, ao Prof. Dr. Élcio Ferreira dos Santos, Rafael Tavares Peixoto, da UFGD, Jandira Catarina Rocha, da UEMS, Prof. Dra. Rosemary Matias, da Uniderp, e Prof. Dra. Maria Augusta de Castilho.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias