sexta-feira, 19 abr 2024

Segundo maior exportador de tilápias, MS foca na piscicultura para ampliar rol de proteínas animais

Segundo maior exportador de tilápias, MS foca na piscicultura para ampliar rol de proteínas animais

07 março – 2023 | 11:11

Mato Grosso do Sul foi o segundo maior exportador de tilápias do Brasil no ano passado, com receita de US$ 4,2 milhões. Mesmo assim o Estado foi o 5º do País em produção do pescado no ano passado, com 32,2 mil toneladas. Os dados são do Anuário da Piscicultura 2023 da Associação Brasileira de Pisicultura (Peixe BR). Atualmente MS é o oitavo maior produtor de peixes do Brasil com 34.450 toneladas.

A tilápia continua a ser o peixe mais cultivado na piscicultura brasileira e também no Estado. No Brasil no ano passado, foram produzidas 550.060 toneladas, volume que representa 63,93% da produção nacional e aumento de 3% sobre as 534.005 toneladas de 2021. A julgar pelas demandas interna e global, a tendência é a expansão continuar e até se intensificar, nos próximos anos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o Mato Grosso do Sul visando ampliar a produção na piscicultura estadual lançou o programa Pró Peixe que garante incentivos a quem deseja investir na atividade. “No programa Pró Peixe temos algumas metas claramente definidas em relação a ampliação da produção. Estamos trabalhando para que o peixe seja nossa quarta proteína. Quando nós estabelecemos a meta de Estado como multiproteína nós entendemos que tem carne bovina, suína, frango e a quarta proteína seria o peixe”, salientou o titular da Semadesc.

Por isso, o objetivo da secretaria, segundo Verruck é posicionar a carne de peixe de Mato Grosso do Sul em patamares competitivos como é o caso das outras cadeias produtivas. “Dentro dessa linha, Mato Grosso do Sul tem incentivado a integração na cadeia produtiva do peixe assim como ocorre no frango. Já temos uma indústria fazendo integração, entregando o alevino e o produtor faz a engorda. Ele recebe a ração e depois entrega para a indústria”, enfatizou.

Cenário

Atualmente o Estado tem cinco plantas de piscicultura sendo habilitadas, entre pequeno, médio e grande porte. “Isso mostra que a indústria já tem avançado, mas nós precisamos também evoluir na base de produção, principalmente o peixe que é a questão da tilápia”, citou lembrando que o Estado ainda tem projetos a serem alavancados como da Tilabras que já está em funcionamento e tem uma capacidade de ampliação em Selvíria.

“Além disso nós vamos ter também uma significativa de ampliação no município de Brasilândia. Na qual já foi autorizado outorga dos tanques-redes para aumentar a produção”, destacou.

Outro setor que tem perspectiva de expansão em Mato Grosso do Sul é a piscicultura em tanques escavados. “A lógica é incentivar a atividade por meio de integração na agricultura familiar”, acrescentou Verruck.

Já o cultivo de peixes nativos também tem espaço nos planos da Semadesc. “Estamos discutindo tanto com a área de pesquisa quanto de produção para Mato Grosso do Sul desenvolver esta área de peixes nativos em toda a bacia do Paraguai, onde não se permite o peixe exótico. Então, neste ano, vamos focar em ações para ampliar este cultivo das espécies nativas”, frisou o secretário.

Para isso, ele tem feito tratativas com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, para ver de que maneiras esta produção pode ser iniciada. “Estamos buscando por meio da ciência formas para desenvolver essa cadeia produtiva de peixes nativos, inclusive para a região norte que é exatamente a peripantaneira”, pontuou.

Ranking
De acordo com o levantamento, o Estado brasileiro que mais produz tilápia é o Paraná, com mais de 34% do volume total. Em 2022, os paranaenses cultivaram 187.800 toneladas da espécie, 3,2% a mais do que no ano anterior. Com isso, a Região Sul aparece bem na frente nesse ranking, com 239.300 toneladas (43,5%). A segunda posição no cultivo nacional de tilápia é de São Paulo. Os paulistas produziram 77.300 toneladas em 2022, com aumento de 1,5% sobre o volume de 2021. O Sudeste, que tem ainda o terceiro (Minas Gerais) e o nono (Espírito Santo) estados dessa lista, responde por 27,1% da produção total da espécie, com 149.100 toneladas.

O Centro-Oeste, que tem Mato Grosso do Sul como terceiro maior produtor por Estado, apresentou queda de 3,2% no geral: passou de 61.650 toneladas em 2021 para 59.650 toneladas em 2022. Esse quadro deve ser revertido em 2023 com a expansão da produção das novas empresas do setor que estão investindo na região.

A produção brasileira de peixes de cultivo chegou a 860.355 toneladas em 2022, um aumento de 2,3% sobre as 841.005 toneladas produzidas em 2021. Em Mato Grosso do Sul este volume ficou em 2.100 toneladas.

Rosana Siqueira, da Semadesc

Arte – Mairinco Celso de Paula 

Fotos: arquivo

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias