sábado, 27 abr 2024

Semaglutida: Uma Nova Abordagem no Tratamento da Obesidade

Semaglutida: Uma Nova Abordagem no Tratamento da Obesidade

21 março – 2023 | 16:16

A obesidade é uma condição de saúde complexa e crescente em todo o mundo, com sérias implicações para a saúde pública. Neste contexto, a semaglutida, um medicamento recentemente aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), surge como uma nova abordagem promissora no tratamento da obesidade. Neste artigo, vamos explorar o que é a semaglutida, como funciona, seus benefícios e possíveis efeitos colaterais.

Semaglutida: o que é e como funciona

A semaglutida é um medicamento que pertence à classe dos análogos do GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon), uma classe de medicamentos utilizados principalmente no tratamento do diabetes tipo 2. A semaglutida tem a capacidade de inibir o apetite e favorecer a saciedade, tornando-se um aliado importante no controle do peso e tratamento da obesidade.

Indicações e uso

A semaglutida é indicada especialmente para pacientes com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes e que apresentam resistência à insulina. O tratamento com este medicamento deve ser iniciado com doses baixas e aumentado progressivamente, conforme orientação médica. Em geral, as doses são aplicadas uma vez por semana.

A progressão das doses tem como objetivo evitar os efeitos colaterais iniciais, como náuseas, constipação e refluxo. Esses efeitos podem ser minimizados com a progressão gradativa das doses. A Anvisa aprovou recentemente uma dose de até 2,4 miligramas, que ainda não está disponível no Brasil, mas que será muito bem-vinda para pacientes que necessitam de tratamentos mais longos e perdas de peso mais intensas.

Importância da mudança de hábitos

É importante ressaltar que, embora a semaglutida possa auxiliar no controle do apetite e na perda de peso, o paciente deve realizar uma adequação em relação aos seus hábitos alimentares e estilo de vida. Mudanças na dieta, a adequação nutricional e a prática de atividades físicas regulares são fundamentais para que os resultados aconteçam e sejam mantidos a longo prazo.

Consulte seu médico e evite a automedicação

A semaglutida possui uma indicação precisa, e os melhores resultados acontecerão quando essa indicação for bem estabelecida pelo médico. Portanto, é fundamental evitar a automedicação, pois, além de correr o risco dos efeitos adversos, o paciente pode não colher os melhores resultados sem a orientação adequada.

Conclusão

A semaglutida representa uma importante ferramenta no tratamento da obesidade, especialmente para pacientes com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. No entanto, é essencial lembrar que a mudança de hábitos e a orientação médica são fundamentais para obter os melhores resultados e garantir a saúde e o bem-estar do paciente.

Dr. Anderson Miziara – CRM/MS 5653
Médico Oftalmologista e Especialista em Medicina Integrativa

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias