sexta-feira, 19 abr 2024

“Semana do Brincar” é alvo de ações em Escolas e CIEI’s do município

“Semana do Brincar” é alvo de ações em Escolas e CIEI’s do município

24 maio – 2022 | 13:13

Ação gera uma mobilização em torno de que qualquer pessoa, seja individual ou coletivamente, podendo criar atividades em torno do “brincar” para crianças, envolvendo a família e educadores.

O significado do “Brincar” hábito tão comum na infância, algo que tem sido, cada vez mais, alvo de incentivo por parte de pais e educadores, por isso, na última semana, considerada a “Semana do Brincar” inúmeras ações foram realizadas em todas as Escolas e CIEI’s do município.

Pela primeira vez, conseguimos realizar ações simultâneas nas Escolas e Ciei’s de todo o município, inclusive na Zona Rural e Vista Alegre, sempre costumo a dizer que a criança que brinca tem um crescimento e aprendizado mais ágil, duradouro e saudável, por isso, faz parte do trabalho de nossos professores, incentivar a evolução de cada aluno com brincadeiras saudáveis e educacionais, algo certamente positivo e que gerará ainda mais frutos no desenvolvimento de nossas crianças.” Explicou Carolina Souza, Secretária Municipal de Educação.

As ações ocorreram nas Escolas Municipais Professora Irmã de Lima Matos, João Pedro Fernandes, João Batista de Lino Braga, Educar para Crescer, Professora Maurícia Paré Gomes, Ciro Aniz, José Pereira da Rosa Professora Cecília de Castro Minervini, Júlio Muller, Escola Santa Guilhermina, Escola Indígena Sucuri’Y, além dos CIEI’s São Benedito, Gregória Martins, Nossa Senhora Auxiliadora Pólo e Extensão Casa da Criança,  Dona Maria Dalphina Rezende de Castro, Waltrudes Ferreira Muzzi, entre outros.

Sobre a Semana Mundial do Brincar

Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.

Garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Nº 8.069, de 1990) e pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei Nº 13.257, de 2016), o brincar deve ser amplamente valorizado na educação. Por meio do brincar, a criança descobre, inventa, toma iniciativas, convive, faz tentativas e se frustra, tenta de novo.

Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática – com autonomia e de acordo com seus interesses, recursos e tipos de públicos – atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores.

As escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental realizaram entre os dias 16 a 20 de maio de 2022. Nos CIEI’s quem realizou as brincadeiras foram os professores regentes e nas escolas a organização e programação foi realizada pelos Professores de Educação Física da rede municipal de educação, onde todos das unidades escolares participaram.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias