sábado, 20 abr 2024

Semana do governador teve discussões de projetos em Brasília e troca de comando na segurança

Semana do governador teve discussões de projetos em Brasília e troca de comando na segurança

28 janeiro – 2023 | 10:10

Nesta semana o governador Eduardo Riedel teve agendas importantes, entre elas a viagem a Brasília onde se reuniu com os governadores e o presidente Luís Inácio Lula da Silva, para discutir grandes projetos que vão levar desenvolvimento a Mato Grosso do Sul. Ainda participou da troca de comando nas forças de segurança e anunciou a nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

A agenda em Brasília começou na quinta-feira (26) onde participou de reunião com o Fórum dos Governadores. Já na sexta-feira (27) esteve com o presidente da República e os demais chefes das 27 federações para discutir pautas importantes, que tem relação direta com a economia dos estados.

Riedel ressaltou que as prioridades imediatas para Mato Grosso do Sul como os investimentos da rota bioceânica, relicitação da ferrovia Malha Oeste e concessão de rodovias foram bem recebidas pelo Governo Federal, que inclusive abriu uma linha direta para tratar destes assuntos por meio da Casa Civil.

Reunião com governadores e presidente da República (Foto: Renato Alves/Agência Brasil)

“A gente percebe no Governo Federal uma retomada de diálogo. Isso é muito importante. Já se formou uma linha direta com a Casa Civil para que a gente possa avançar em grandes projetos como a concessão de rodovias federais, o acesso à ponte de Porto Murtinho com a Rota Bioceânica, que está sendo conclusa, assim como toda a relicitação da Malha Oeste e a retomada da UFN-III”, descreveu.

Outro assunto em pauta foram as perdas dos estados com a redução das alíquotas de ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serviços) em diversos setores. “É importante que o Governo Federal se envolva nessa discussão porque ela afeta diretamente o pacto federativo”, completou.

Trocas de comando

Troca de comando na Polícia Militar (Foto Saul Schramm)

O governador participou nesta semana da troca de comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As duas cerimônias foram marcadas por emoção e o compromisso que os investimentos nas duas instituições vão continuar de forma efetiva nos próximos quatro anos.

Para Polícia Militar o coronel Renato dos Anjos Garnes assumiu o comando, com o desafio de melhorar os índices de segurança e combate à criminalidade. Como subcomandante-geral entrou a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, que foi a primeira mulher a assumir esta função dentro da corporação.

Troca de Comando no Corpo de Bombeiros (Foto: Saul Schramm)

No Corpo de Bombeiros Militar quem assumiu o comando-geral foi o coronel Frederico Reis Pouso Sales. Já o coronel Adriano Noleto Rampazo fica na função de subcomandante-geral da instituição. O desafio é ampliar o atendimento nos municípios do Estado.

“Da nossa obrigação vamos fazer acontecer, com muita dedicação, comprometimento e respeito às instituições. O Corpo de Bombeiros está presente em 31 municípios e nos próximos anos estaremos em mais algumas dezenas de cidades. Tropa capacitada e motivada”, disse o governador.

Nova secretária

Governador ao lado na nova secretária Patrícia Cozzolino (Foto: Saul Schramm)

O governador Eduardo Riedel anunciou o nome de Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira como nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. Ela estava no cargo de defensora pública-geral. Sua nova missão será conduzir programas sociais importantes como o “Mais Social” e “Energia Social: Conta de Luz Zero” e outras ações dentro da pasta.

“Ela assume um cargo estratégico no Estado para defender as pessoas mais vulneráveis. Escolhemos a Patrícia por ter total competência e capacidade para conduzir a pasta, que tem programas essenciais de transferência de renda, mas que queremos ir além, ousar muito mais. Somos o Estado que mais cresce no Brasil, e nosso compromisso é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás”, afirmou o governador.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias