quinta-feira, 18 jul 2024

Semed apresenta programa de robótica para vereadores e órgãos fiscalizadores

Semed apresenta programa de robótica para vereadores e órgãos fiscalizadores

21 junho – 2023 | 18:18

A reunião aconteceu na Secretaria de Educação e todos parlamentares municipais foram convidados.

A secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, fez uma apresentação detalhada do Programa Municipal de Robótica para vereadores e órgãos de fiscalização do município. A reunião aconteceu na última terça-feira (20), na Semed, e contou com a participação do professor Clovis Augusto Niiyama, coordenador do projeto, que fez uma demonstração do equipamento.

Todos os representantes da Câmara Municipal foram convidados e puderam tirar dúvidas sobre todas as fases do projeto. Participaram os vereadores Tio Bubi, Creusimar Barbosa, Jânio Miguel, Maurício Lemes, Daniel Júnior, Elias Ishy, Marcelo Mourão, Fábio Luís, o presidente Laudir Munaretto e ainda as assessorias do vereador Olavo Sul, Sérgio Nogueira, Juscelino Cabral e Diogo Castilho. “Nós fizemos o convite para todos, o objetivo é apresentar a quantas andam, como estamos em termos de solução robótica educacional no município de Dourados. Muitas são faladas, mas muitas coisas não condizem com a realidade, por isso estamos aqui pra mostrar, explicar como as coisas foram planejadas, com transparência”, explica o procurador do município, Paulo Cézar Nunes da Silva.

A Robótica Educacional já é uma realidade no dia a dia de muitos alunos do ensino particular e o objetivo é ofertar oportunidades para os alunos da rede municipal. “A robótica é um sonho nosso, de ofertar no ensino público aquilo que, na maioria das vezes, só alunos do ensino particular tem acesso. É dar oportunidade, é garantir equidade. Sei que em breve nossos alunos estarão participando de olimpíadas, levando o nome de Dourados, o nome da nossa Reme”, pontuou a secretária.

Os convidados puderam ver o equipamento, conhecer um pouco mais da programação e tirar dúvidas sobre o projeto. O diretor-geral do Campus de Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, participou da reunião e explicou a importância do investimento. “A robótica está para além do robô. Robótica significa língua portuguesa, significa linguagem de programação, significa interação social, liderança, criatividade”.

Dez escolas do município já estão com o projeto em pleno funcionamento. Todos os kits seguem os parâmetros e diretrizes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com prática pedagógica reiterada e validada pelo MEC.

Robótica Educacional

Os alunos se reúnem em grupo e lidam com uma situação-problema, em que é preciso muita pesquisa, planejamento, raciocínio lógico, criatividade e interpretação de dados para chegar a uma solução.

Em meio a fios e a sensores, eles “aprendem fazendo”, com liberdade para pensar na melhor solução para o que foi proposto pelo professor.

As aulas acontecem em laboratório com o uso de kits de robótica, desenvolvidos para finalidade educacional, ou com o uso de sucatas junto a outros materiais, como motores e sensores controlados por programas de computador.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias