Seminário vai discutir novos protocolos do Corpo de Bombeiros para melhorar o atendimento aos autistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
01/11/2022
Redação

Como foco em um atendimento de mais qualidade aos autistas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul promove um seminário nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no auditório da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. No evento será discutido novo protocolo de atuação em caso de acidentes, incêndios ou socorro para este público.

“Nossa intenção é fazer esta discussão em conjunto, se aproximar deste público e promover a integração, para discutirmos um protocolo de atendimento aos autistas. No Corpo de Bombeiros já começamos a colocar em prática, fazendo este treinamento dos profissionais, pois a abordagem precisa ser diferenciada”, disse o aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros, Max Souza Tosta, coordenador do evento.

Ele explicou que a abordagem a pessoa com autismo deve ser diferente. “Por exemplo se ela tiver perdida, não adianta usar megafone, assim a pessoa não vai querer ser vista. Em caso de incêndio, o autista busca se esconder e não fugir do local. Em acidentes tem que evitar sirenes e muito barulho, a pessoa pode entrar em uma crise, principalmente se tiver machucada”.

Para melhorar este atendimento o Corpo de Bombeiros de MS consultou outros estados que já possuem protocolo específico, como em Santa Catarina, que já existe para Polícia Militar. “Este documento inclusive foi referência para outros estados do Sul. Nós já estamos há um mês realizando este procedimento”.

Max Souza disse que a intenção é que o protocolo seja discutido depois na Polícia Militar e que a intenção do Corpo de Bombeiros é estender novos estudos em relação a outros públicos que precisam de atendimento diferenciado. “Abordagens específicas às pessoas com deficiência visual, surdos-mudos e outras pessoas que possuem alguma deficiência”.

Evento: 1° Seminário de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Dia: 3 e 4 Novembro

Local: Auditório da Uems – Campo Grande –  A partir das 13h

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp