quinta-feira, 18 abr 2024

Separar os resíduos sólidos é compromisso com o Meio Ambiente e respeito aos nossos coletores

Separar os resíduos sólidos é compromisso com o Meio Ambiente e respeito aos nossos coletores

09 junho – 2022 | 12:12

Aumento dos acidentes com vidros, reforça necessidade de conscientização por parte da comunidade na separação de itens recicláveis do lixo doméstico.

A Prefeitura Municipal de Maracaju através da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, faz um alerta sobre o Lixo comum que deveria ser, exclusivamente, composto de restos de comidas, cascas de fruta e outros itens não recicláveis, mas que infelizmente, tem sido misturado com plásticos, metais e papeis que são recicláveis e itens que causam risco a vida dos coletores como vidros estilhaçados e seringas.

Pensando nisso, e sempre trabalhando na conscientização da população a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente reforça a necessidade da comunidade se atentar a separação do lixo em sua residência da maneira correta.

Vidros estilhaçados devem ser devidamente acondicionado em embalagens resistentes, a perfuração e disponibilizados para a coleta seletiva do município. Seringas, lâmina e outros perfurocortantes, devem ser entregues nas unidades de saúde do município.

Não são incomuns os acidentes envolvendo nossos coletores, por isso, mais do que uma questão de conscientização ambiental que por si só, já seria suficiente, mas de respeito com nossos colatores, separar o lixo comum dos resíduos que podem ser alvo de reciclagem é fundamental. Maracaju conta com uma estrutura organizada para que isso ocorra, através da coleta seletiva em todos os bairros e campanhas de conscientização em escolas e eventos, bastando apenas que a população inicie a sua parte separando os materiais e acondicionando corretamente, assim preservando o Meio Ambiente, deixaremos um mundo melhor para nossas futuras gerações.” Alertou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Sobre a Coleta seletiva e coleta comum de resíduos:

Coleta comum também chamada de canal cinza é o caminho que o rejeito e orgânico ou lixo tradicional faz até o aterro sanitário.

No canal cinza, a equipe de coleta recolhe os rejeitos e orgânicos e destina para o aterro sanitário. Maracaju destina aproximadamente 30 (trinta) toneladas de lixo por dia pelo Canal Cinza.

Canal verde é o caminho que os materiais recicláveis fazem da coleta até a reciclagem.  Estes materiais são retirados da rua pela equipe da coleta seletiva da prefeitura e doados para associação de catadores de material reciclado de Maracaju, a RECICLA MARACAJU.

Lá, a associação faz a triagem separando por tipo de reciclável e comercializa esses materiais que são a fonte de renda dos associados.

Contribua com a coleta seletiva, faça a separação de forma correta, acondicione os reciclados corretamente, bote para a rua no dia correto da rota da coleta seletiva e contribua com a saúde do meio ambiente, reduza custos para os cofres públicos e ajude a gerar renda para quem trabalha com esses materiais.

Fique atento aos dias da coleta do canal verde e coleta do canal cinza.

Tem vidro para ir para o lixo? Tenha consciência!

Maracaju oferece coleta seletiva semanal em todos os bairros. Maior parte dos vidros que vão para o lixo são recicláveis como: garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. Estes devem ser destinados para coleta seletiva, mas lembre-se que não pode estar espalhado, devem ser acondicionar em sacos ou caixas resistentes e fracionado, de fácil identificação e leves para carregamento. Seja consciente com quem limpa a cidade, vidro quebrado e misturado com demais resíduos, pode causar graves acidentes com as pessoas que cuidam da limpeza da cidade.

Destine seu vidro para coleta seletiva, se estiver quebrado, acondicione em outro recipiente resistente para evitar acidentes, deixe os vidros separados dos demais resíduos para que os coletores identifiquem facilmente.

ROTA DA COLETA SELETIVA:

Matutino

  • Segunda-feira: Centro e Jardim Guanabara;

 

  • Terça-feira: Centro e Vila Margarida, Ema Rigo, Inacinha Rocha, Vila do Ovídio, Vila Francisco, Conjunto Ivan Loureiro e distrito de Vista Alegre;

 

  • Quarta-feira: Centro, Vila Juquita e Fortaleza;

 

  • Quinta-feira: Centro, Vila Moreninha, Vila Prateada, Bairro Paraguai, Jardim Itanhagá, Jardim Ingá e Conjunto Ibarra;

 

  • Sexta-feira: Centro, Porto Belo, Floripes, Leonardo Alves, Vicentina, Jardim São Sebastião, Cambaraí, Jardim Veneza, Jardim Lisboa e Residencial Porcina;

 

  • Sábado: Centro

Vespertino

  • Segunda-feira:  BNH, José Brejão, Napoleão e Monte Verde;

 

  • Terça-feira: San Raphael, Dom Bosco, Vila do Prata, Egídio Ribeiro, Jardim Europa, Vivendas do Sul e Vivendas do Vale;

 

  • Quarta-feira: Vila Adrien, Conjunto Coqueiral, Olídia Rocha, e Ilha Bela I e II;

 

  • Quinta-feira: Alto Maracaju, Spessato, Alto San Raphael e Alto das Palmeiras;

 

  • Sexta-feira: Conjunto Nenê Fernandes, Nestor Muzzi e Conjunto Geazone;

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias