quinta-feira, 25 abr 2024

Setembro Amarelo e Semana do Trânsito se unem na 1ª Caminhada Pela Vida

Setembro Amarelo e Semana do Trânsito se unem na 1ª Caminhada Pela Vida

24 setembro – 2022 | 14:14
Mensagens de incentivo e conscientização foram levadas por todo o trajeto (Foto: Assecom)

Evento destaca busca pela redução de mortes decorrentes de acidentes e das questões ligadas à saúde mental

A valorização à vida teve destaque em Dourados, neste sábado (24), com a união de campanhas que trabalham com esse intuito. Ações do Setembro Amarelo, com foco na saúde mental e prevenção ao suicídio, e da Semana Nacional do Trânsito, que tem a meta de reduzir em 50% o número de mortes nos próximos dez anos, se conectaram para realizar a 1ª Caminhada Pela Vida no município. O ato é promovido pela Prefeitura de Dourados. por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Sems (Secretaria Municipal de Saúde), entre outros parceiros.

O trajeto iniciou na Praça Antônio João e percorreu trechos da avenida Marcelino Pires, ruas Hayel Bon Faker e Joaquim Teixeira Alves, até o retorno ao ponto de partida. Os participantes entoavam mensagens de apoio, reflexão e conscientização acerca da saúde mental, cuidados e índices de suicídio. As pessoas também carregavam cartazes com dizeres que buscam o mesmo objetivo.

“Estamos muito felizes com essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Agetran, afinal de contas todos nós estamos juntos pela vida. Setembro Amarelo é a campanha de valorização à vida, prevenção ao suicídio, é momento de pensar sobre a nossa saúde mental, sobre nosso autocuidado e por isso é tão importante mobilizar a população douradense para essa causa”, comentou a coordenadora de Atenção Psicossocial da Sems, Cintia de Souza Neto.

Para a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto, a caminhada sela um dos pilares mais importantes trabalhados durante a Semana Nacional do Trânsito que é redução das vítimas fatais. “O que importa é a gente preservar vidas. Pensando nisso, e está no da Semana ‘Juntos Salvamos Vidas’, fizemos essa parceria para realizar esse ato, para que as pessoas percebam a necessidade de preservar a vida porque ela tem muito valor”.

A 1ª Caminhada Pela Vida contou com a participação de acadêmicos de Psicologia, servidores do Centro de Atenção Psicossocial, setores gerais da Sems, representantes de instituições que trabalham com grupos que têm altos índices de suicídios, depressão e ansiedade, além das entidades de segurança e trânsito como Detran (Departamento Estadual de Trânsito, GMD (Guarda Municipal de Dourados), Polícia Miliar, Polícia Civil, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e 2º Grupamento de Bombeiros Militar.

A Semana Nacional do Trânsito encerra oficialmente amanhã com participação de agentes em cerimônias religiosas.

Apoio

Além dos parceiros citados que participam diretamente da organização e realização dos eventos, também fazem parte da rede de apoio da Semana Nacional do Trânsito: Clube Indaiá, Exército Brasileiro, Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Lab Tran, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Sest/Senat, Unigran, Hemocentro de Dourados, Autotran Guinchos, Guarda Mirim, CFC Grand Prix e Grupo de Ciclistas de Dourados.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias