Atuação de sistema de alta pressão mantém o tempo mais aberto em parte de Mato Grosso do Sul, mas pancadas de chuva e tempestades isoladas ainda podem atingir regiões do norte, Bolsão e leste do estado.
A sexta-feira (05/12) será marcada pelo calor e tempo mais firme em boa parte de Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado. A condição é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens de chuva nessas áreas e favorece períodos prolongados de sol ao longo do dia.
Na metade norte de Mato Grosso do Sul, porém, o cenário muda. O aquecimento diurno – calor intenso combinado à umidade – aumenta a instabilidade e pode provocar pancadas de chuva, algumas de forma intensa e acompanhadas de tempestades, com raios e rajadas de vento em pontos isolados.
Domingo pode ter chuva forte em várias regiões
A previsão indica que, entre a tarde e a noite de domingo (07/12), há possibilidade de chuvas e tempestades mais amplas em diferentes áreas do estado. Esse quadro será favorecido pelo transporte de calor e umidade, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, o que aumenta o risco de chuva forte em curto período e ventos mais intensos.
Temperaturas por região em Mato Grosso do Sul
O calor segue predominando, com temperaturas elevadas em praticamente todo o estado. A previsão por região é a seguinte:
- Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados
- Mínimas entre 19°C e 24°C;
- Máximas entre 32°C e 36°C.
- Regiões Pantaneira e Sudoeste
- Mínimas entre 20°C e 25°C;
- Máximas entre 31°C e 35°C.
- Regiões Norte, Bolsão e Leste
- Mínimas entre 21°C e 25°C;
- Máximas entre 29°C e 36°C.
- Campo Grande (Capital)
- Mínimas entre 22°C e 24°C;
- Máximas entre 30°C e 32°C.
Ventos podem ter rajadas de até 60 km/h
Os ventos sopram predominante do quadrante norte, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Em alguns momentos, principalmente onde houver formação de tempestades, podem ocorrer rajadas mais fortes, que passam de 40 km/h e chegam a 60 km/h em pontos isolados.
Com o calor elevado, a possibilidade de pancadas de chuva na metade norte e o vento moderado a forte, a orientação é que a população se mantenha atenta às mudanças rápidas no tempo, evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e acompanhe os avisos oficiais em caso de previsão de tempestades.






