terça-feira, 16 abr 2024

Sindicato Rural de Maracaju lança livro sobre a História da Agricultura da cidade

Sindicato Rural de Maracaju lança livro sobre a História da Agricultura da cidade

06 junho – 2022 | 18:18

Projeto do Núcleo de Mulheres do Sindicato, livro conta como Maracaju se tornou referência na produção de grãos, apresentando por décadas, as transformações no agro

O Sindicato Rural de Maracaju lançou no último sábado (4), durante a abertura oficial da 51ª Expomara, um projeto para ser eternizado: A História da Agricultura de Maracaju, um livro que conta como o município se tornou uma potência na agricultura, referência em tecnologia e na produção de soja.

O projeto partiu do Núcleo de Mulheres do Sindicato Rural, coordenado pela produtora e diretora do Sindicato, Ana Nery Terra Souza. A convite dela, a jornalista Vanessa Bordin, narra um pouco do surgimento da cidade, da formação das fazendas, e da vinda de muitos agricultores de fora, que foram ajudando a desenvolver o agronegócio.

Foram entrevistados, para esta primeira edição, 20 produtores rurais, contando sobre a chegada em Maracaju anos atrás, sobre como era o município antigamente e sobretudo, como a agricultura foi se fortalecendo e conquistando espaço. Um trabalho que começou em janeiro de 2021 se concluindo com a entrega, oficial do livro, durante o lançamento da festa do município.

“Um prestígio e presente para nós do Sindicato poder entregar para cidade um resgate histórico como este. O livro é uma contribuição histórica, um legado que deixaremos para podermos contar e mostrar para nossos filhos e netos”, frisou o presidente do Sindicato Rural, Fábio Caminha.

O livro foi dividido em seis capítulos, trazendo desde o surgimento de Maracaju, com base em pesquisas bibliográficas, ao desenvolvimento da agricultura por décadas, com base nas histórias contadas por cada um dos entrevistados. “Um trabalho de muita responsabilidade, mas que acima de tudo, foi construído com cuidado e zelo, ouvindo e filtrando as informações para serem escritas e narradas depois. Uma honra para mim, como jornalista, participar deste projeto”, enfatiza a jornalista, autora do livro, Vanessa Bordin.

A História da Agricultura de Maracaju tem mais de 140 páginas, trazendo, ainda, informações técnicas e de dados estatísticos de produção de soja e milho em Maracaju, segundo instituições como a Famasul e a Aprosoja/MS.

É um convite a conhecer um pouco mais sobre a agricultura de Maracaju, e mergulhar em histórias reais de pessoas que acreditaram na força desta terra.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias