sexta-feira, 26 abr 2024

Sindicato Rural de Maracaju realiza cerimônia de abertura da 52ª Expomara

Sindicato Rural de Maracaju realiza cerimônia de abertura da 52ª Expomara

07 junho – 2023 | 17:17

Governador Eduardo Riedel e várias outras autoridades do Estado e da região prestigiaram o evento. Famasul e Senar/MS são alguns dos apoiadores e patrocinadores da feira este ano

O Sindicato Rural de Maracaju realizou na noite desta terça-feira (06) a cerimônia de abertura oficial da 52ª Expomara, a Feira Agropecuária de Maracaju. Em torno de 500 pessoas estiveram presentes. O evento é promovido pelo Sindicato no Parque de Exposições e conta com apoio e patrocínio de várias empresas e instituições, como o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores de Maracaju, Sistema Famasul, Aprosoja/MS, SenarMS, entre outros parceiros.

O Governador Eduardo Riedel esteve presente e compôs a mesa de honra juntamente com o anfitrião do evento, o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Olegário Caminha, e outras autoridades. Para Riedel, Maracaju é berço de tecnologia e de pesquisa para a agricultura e a pecuária e destacou que o município tem a tradição de ser referência no setor para todo país.

A Expomara conta com mais de 60 empresas expositoras, tanto no setor agro com maquinários e equipamentos, empresas de veículos, gastronomia e varejo em geral. A feira vai de 06 à 11 de junho, com toda programação realizada no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, nome de um dos pioneiros que criou a Expomara em 1968, realizando a primeira edição, junto de Sebastião Correa Bueno (o Bebé).

Homenagens

Durante a cerimônia de abertura da 52ª Expomara, o Sindicato Rural de Maracaju realizou duas homenagens. Uma para o produtor rural com larga experiência na produção de gado Nelore, uma das grandes referências no país em pecuária de excelência e integração Lavoura-Pecuária, o Senhor Arthêmio Olegário de Souza. A família esteve acompanhando Arthêmio ao receber a homenagem.

E outro homenageado, foi o ex-governador de Mato Grosso do Sul e que foi prefeito de Maracaju na década de 1990, Reinaldo Azambuja, que também fez parte da mesa de honra durante o evento. “Para o Sindicato, é uma honra realizar homenagens à pessoas tão importantes e que tanto fizeram para o desenvolvimento de Maracaju, que tanto lutaram em prol do município. Nos sentimos felizes e emocionados em fazer parte deste momento que ficará na história”, enfatizou o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha.

Atração especial

Durante a cerimônia oficial, o público ainda prestigiou uma breve apresentação do ilusionista Issao Imamura, formado em Direito pela Universidade de São Paulo e considerado o maior ilusionista do Brasil. Issao surpreendeu a todos com uma mensagem de otimismo, de perseverança e de prosperidade com uma encenação.

Ao final da cerimônia, um grupo de descendentes de pioneiros de Maracaju lançou o livro: Rodas de Conversa – Os Causos de Maracaju em relatos dos descendentes, uma obra idealizada por Seila Maria Garcia Correa, que também é uma das contadoras do livro e foi quem criou e desenvolveu a proposta e a metodologia da obra. Quem organizou o livro foi a jornalista Ana Brito, também presente durante o lançamento.

A obra recebeu o incentivo do Governador Eduardo Riedel, filho de Seila e da sua esposa, Monica Riedel. Os contadores da obra são retratados em mais de 100 páginas, em contos de antigamente, lembrando das antigas rodas de conversa para deixar registrado para futuras gerações.

Fazem parte desta obra: Adolpho Ferreira de Souza, Arhêmio Olegário de Souza, Evaldo Barbosa Correa, Izauri de Lima Gonzaga, Mario Correa Barbosa e Telma Correa de Lima.

Presenças

Também estiveram presentes o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o vice-prefeito de Maracaju, Mauro Christianini, o presidente da Câmara de Maracaju, Robert Ziemann, o deputado federal Marcos Pollon, representantes das forças de segurança, de sindicatos rurais da região, vereadores e secretários municipais.

Palestras

Na manhã desta quarta-feira (07), como parte da programação técnica, o professor da Esalq/USP Raphael Otto, ministrou uma palestra sobre adubação de soja e milho para altas produtividades. Palestra que recebeu apoio da Aprosoja/MS.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias