sábado, 25 maio 2024

Sindicato Rural de Maracaju realiza mais uma etapa de treinamento com professores da rede municipal envolvidos na metodologia da Fundação Shunji Nishimura
Maracaju

Sindicato Rural de Maracaju realiza mais uma etapa de treinamento com professores da rede municipal envolvidos na metodologia da Fundação Shunji Nishimura

Por: Assessoria de Imprensa/Vanessa Bordin
10 agosto – 2023 | 17:17

Esta é uma das primeiras turmas que fazem parte da formação em Aprendizagem Profunda proposta pelo Sindicato para transformar a educação em Maracaju

A metodologia de ensino Aprendizagem Profunda da Fundação Shunji Nishimura de Pompeia, São Paulo, está sendo aplicada e desenvolvida com uma turma de professores da rede municipal de ensino de Maracaju, por meio do Convênio entre Sindicato Rural, Fundação e Prefeitura de Maracaju. Na manhã desta terça-feira (08), professores do distrito de Vista Alegre e da escola João Batista Lino Braga participaram de mais uma etapa de qualificação com o instrutor e consultor do curso Ivan Shiozawa, da Fundação Nishimura.

Segundo o consultor, a expectativa imediata com o curso é a mudança na relação de gestão e corpo docente nas escolas e na relação professor e aluno. “A gente visualiza lá na frente uma sala de aula onde o aluno tenha mais autonomia, sendo mais empoderado e responsável e que esse aluno venha a compreender por que ele está na escola e por que ele está aprendendo os conteúdos. Assim, o aluno estará ciente do papel dele na escola, construindo o seu próprio futuro”, explica Ivan.

Para a Kety Loureiro, da Secretaria de Educação de Maracaju, a aplicação dessa metodologia vai proporcionar uma nova educação no município, uma referência de modelo daqui para frente. “Nós queremos alunos responsáveis por suas ações e protagonistas, que vão para escola para aprender com alegria e que os professores tenham amor ao ensinar e é isso que essa nova metodologia está propondo”, salientou.

A professora Julia Dantas da escola municipal João Batista Lino Braga destacou que essa é uma oportunidade única e que Maracaju está olhando para uma causa de extrema importância e que vai transformar o modo de se fazer educação nas escolas.

Outro depoimento foi da professora Lúcia Cecília Assmann, de Vista Alegre. Para ela, que tem experiência em lecionar há 24 anos, participar da formação representa inovação. “Na atual situação que está a educação é muito difícil fazer o jovem se interessar pelo conteúdo em sala de aula. A educação está muito defasada e essa nova metodologia vem justamente mudar esse olhar, para que a educação seja mais proveitosa ao aluno e que ele goste cada vez mais de aprender”.

A Diretora do Núcleo de Mulheres do Sindicato Rural, Ana Nery Terra Souza, aposta na mudança: “Maracaju tem a pujança para a agricultura, para a pecuária e o agronegócio, mas com essa formação seremos pujantes também na educação. Essa é uma filosofia sendo aplicada e que trará grandes transformações para o futuro”, frisou.

O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan também se mostrou grande parceiro por incentivar e apoiar a vinda da Fundação Shunji Nishimura para o município, e que, por meio da Secretaria de Educação, tem proporcionado aos professores a chance de um aprendizado diferente e transformador.

Convênio

O convênio entre as instituições, Sindicato Rural de Maracaju, Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e a Prefeitura de Maracaju foi assinado em junho, durante a programação da Expomara e do aniversário de 99 anos da cidade, com a presença do Governador do estado, Eduardo Riedel. O convênio sela o compromisso da implementação da metodologia em Maracaju e torna o município o primeiro do país a instalar a Aprendizagem Profunda na rede municipal de ensino.

Formação

Além dos encontros presenciais, os professores desta primeira turma também passam por qualificações online, complementando toda a grade de programação da formação em Aprendizagem Profunda.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias