O desabamento de uma estrutura de concreto no Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul do Rio, atingiu um ônibus e interditou a via no início da tarde desta sexta-feira (17). Chovia no momento do acidente e imagens aéreas mostram que houve deslizamento de terra sobre o túnel. Não há informações sobre feridos.
Com a interdição, o trânsito piorou e o Centro de Operações determinou estágio de crise na cidade, o mais alto. Ainda de manhã, no Túnel Rebouças, que liga as zonas Norte e Sul, um acidente que provocou a morte de uma pessoa já tinha deixado o trânsito do Rio intenso e fez o Centro de Operações determinar estágio de crise.
De acordo com o o motorista do ônibus atingido pela queda, Thiago dos Santos, o trânsito já estava engarrafado no momento do acidente na região do Túnel Acústico (veja vídeo abaixo). O veículo é da linha troncal 4, que faz o trajeto de São Conrado à Rodoviária Novo Rio.
“Estava engarrafado, eu vi desmoronando e aí eu pedi passagem, e ninguém queria parar. Eu joguei o ônibus na frente, quando eu joguei o ônibus na frente, desmoronou em cima do ônibus e eu me joguei embaixo do volante”, disse o motorista.
Ele afirmou não ter visto nenhum outro carro atingido pelo desabamento, justamente porque atravessou o coletivo na pista para impedir o avanço dos outros veículos.
No início da tarde, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar avaliavam eventuais novos riscos na área do desabamento próximo ao túnel.
Nesta quinta (16), a Avenida Niemeyer foi interditada após outro deslizamento de terra e ainda não há previsão de reabertura. Com o fechamento da Niemeyer e do Túnel Acústico, os trajetos entre as zonas Sul e Oeste do Rio devem ser feitos pela Linha Amarela. O caminho do Alto da Boa Vista não é recomendado devido aos riscos que apresenta para motoristas durante a chuva.