sexta-feira, 19 abr 2024

Vacinação de profissionais para a volta às aulas começa pela educação infantil

Vacinação de profissionais para a volta às aulas começa pela educação infantil

12 maio – 2021 | 14:14

Prefeitura de Dourados organizou cronograma para vacinar todos os trabalhadores da educação de forma escalonada

Os profissionais da educação infantil da rede pública e privada de Dourados estão sendo vacinados contra a Covid-19 porque o retorno às aulas está previsto para começar nos CEIM’s. De forma escalonada, todos os profissionais da educação serão imunizados. O projeto de Lei que torna a educação serviço essencial foi apresentado na Câmara Municipal e, agora, depende da aprovação dos vereadores.

Da portaria à direção, independente da idade, estes profissionais vão atuar na linha de frente da recuperação dos danos que o fechamento das escolas causou. Segundo o Projeto de Lei apresentado pelo município à Câmara, a retomada das atividades deve acontecer de forma gradativa. A vacinação dos profissionais da educação não tem impacto na vacinação dos demais grupos priorizados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).

O mesmo princípio está sendo aplicado à vacinação. Nesta primeira fase, estão priorizados os trabalhadores da educação infantil. Depois, serão os profissionais que atuam do 6º ao 9º ano. E na última fase, os profissionais que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Desta forma, a volta às aulas começa pelos CEIM’s e escolas de educação infantil da rede privada, depois para os alunos do 6º ao 9º ano e, por último, para os estudantes do 1º ao 5º ano.

A priorização da educação na vacinação contra a Covid-19 é o primeiro passo no trabalho da diminuição de danos causados pela pandemia tanto aos alunos, quanto às famílias. Para a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, a retomada das atividades garante a possibilidade das famílias aumentarem a renda, além de garantir alimentação aos estudantes em situação de vulnerabilidade.

“Muitos pais, principalmente mães, estão fora do mercado de trabalho porque não tem onde deixar as crianças para ir trabalhar. A volta às aulas é fundamental para que essas famílias possam ter mais dignidade e segurança, sabendo que as crianças estão dentro de um local que segue às normas de biossegurança e no qual elas também aprendem”, explica.

Como foi feita a escolha de qual grupo vacinar antes?

Um dos critérios adotados foi o número de profissionais que atuam em cada nível da educação. Do menor número (educação infantil) de profissionais até o maior (ensino fundamental do 1º ao 5º ano). A vacinação para este grupo também depende do número de doses enviadas em cada remessa para o município, tendo uma parcela de cada lote e respeitando as outras prioridade elencadas no Plano Nacional de Imunização.

Como funciona a seleção destes profissionais?

A SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Dourados) entra em contato com todas as entidades, privadas e públicas, para organizar a lista a partir do número do CPF de cada profissional. Com os dados em mãos, a secretaria organiza o dia e horário para aplicação da dose. Os profissionais da educação são vacinados no CCI (Centro de Convivência do Idoso) André Chamorro.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias