sábado, 20 abr 2024

Vacinas contra influenza e covid-19 estão disponíveis para todos os públicos nas UBS’s

Vacinas contra influenza e covid-19 estão disponíveis para todos os públicos nas UBS’s

28 junho – 2022 | 14:14
Foram aplicadas mais de 700 doses de vacina contra influenza e covid-19 (Foto: Assecom)

Núcleo de Imunização atendeu mais de 700 pessoas durante o Ação Cidadania

A Prefeitura de Dourados participou no último sábado (25) do Ação Cidadania, projeto desenvolvido pelo Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), com parceria da TV Morena. Durante todo o dia foram desenvolvidas diversas ações no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão) com atendimentos gratuitos em saúde, educação, negócios, lazer, cultura e cidadania.

O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde esteve presente, dando oportunidade para que a população atualizasse a carteirinha de vacinação com doses de vacinas contra covid-19 e contra influenza, essa última agora disponibilizada para todos os públicos com idade acima de seis meses, seguindo orientação do Ministério da Saúde na última semana.

Edvan Marcelo Marques, chefe do Núcleo de Imunização, coordenou as atividades no Jorjão e faz um balanço positivo em relação ao público alcançado. “Foram mais de 400 doses de vacinas contra influenza aplicadas, isso no primeiro dia após a liberação para a população em geral. Além disso, conseguimos alcançar pelo menos outras 300 pessoas que atualizaram o calendário de vacinação contra a covid-19”, detalha.

Mas oportunidades para os douradenses tomarem as vacinas não faltarão. As doses estão disponíveis em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) da zona urbana e dos distritos, com possibilidade até de poderem ser aplicadas simultaneamente. “Pessoas acima dos 18 anos podem tomar as duas vacinas juntas, desde que não estejam com sintomas gripais ou outros problemas de saúde. Neste caso recomenda-se aguardar alguns dias até recuperação completa”.

Edvan reforça a importância da vacinação, principalmente com a chegada do inverno que, na região sul do Estado, apresenta variações climáticas bem características. “Nesta época temos manhãs frias, depois a temperatura aumenta consideravelmente durante o dia e à noite volta a cair. Essa oscilação faz com que as pessoas fiquem mais vulneráveis às síndromes gripais. Lembramos que sinais de sintomas de gripe e covid são semelhantes”. Segundo ele, além das vacinações, os cuidados com a higienização das mãos, uso de máscaras e se evitar aglomerações em ambientes fechados são medidas que ajudam neste período.

Janssen

Vacinas do laboratório da Janssen teriam, a princípio, aplicação de dose única. Agora, o Ministério da Saúde orienta que pessoas que receberam o imunizante retornem para dose de reforço, mas isso vai depender da faixa etária. “População entre 18 e 39 anos devem tomar uma segunda dose da Janssen. Acima dos 40 anos, deve-se aplicar uma terceira dose”, explica Edvan. O intervalo entre as doses é de, no mínimo, quatro meses.

As UBS’s funcionam de segundo à sexta-feira, entre 7h e 11h e entre 13h e 17h. Nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Foram aplicadas mais de 700 doses de vacina contra influenza e covid-19 (Foto: Assecom)

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias