sexta-feira, 26 abr 2024

De grávidas a turma do tereré, lavoura de girassóis vira ponto turístico em MS

De grávidas a turma do tereré, lavoura de girassóis vira ponto turístico em MS

19 junho – 2018 | 19:19

O girassol é plantado no inverno, no período de entressafra, mas numa lavoura de Campo Grande o característico maquinário rural deu lugar a um pequeno estacionamento com muitos carros e centenas de pessoas fotografando entre os girassóis.

Há cerca de três semanas as redes sociais dos moradores de Campo Grande começaram a ser inundadas com fotos de pessoas entre girassóis. A cada foto postada, a curiosidade dos amigos: “Onde fica?” era a pergunta que todos faziam, e ainda fazem: foi assim que uma plantação de girassóis na capital virou ponto turístico recebendo centenas de visitantes todos os dias.

Lavoura de girassóis vira ponto turístico em MS (Foto: Jaqueline Naujorks / TV Morena )

A lavoura de girassóis fica na saída para Sidrolândia, em Campo Grande. O produtor rural João Carlos Stefanello, dono da fazenda, tem mais três propriedades em cidades próximas onde planta girassóis como cultura de inverno, na entressafra. O plantio do girassol é rotativo entre as fazendas, por isso ela não está todo ano no mesmo local – mas quando é plantado na capital e a lavoura começa a florescer, acontece um pequeno fenômeno: pelo menos 400 pessoas visitam a plantação todos os dias.

As fotos com os girassóis começaram a chegar a outras cidades do estado e tudo tomou uma proporção maior do que o produtor rural esperava:

“Tem gente que vem fazer book lá de Sonora [município a 366 km da capital], vieram gestantes, noivas e noivos fazer book de casamento aqui. Tem gente de yoga que faz exercício no meio das flores. Teve algumas que até tiraram a roupa para a fazer imagens no estilo mais natural. Tem de tudo que você imagina e mais um pouco” diverte-se o agricultor.

Produtor rural pede respeito pela lavoura

João Carlos Stefanello explica que toma alguns cuidados para que as pessoas façam a visitação. No local não é cobrada entrada, porém, o proprietário pede respeito e cuidado com a lavoura: “Não é permitido colocar carros lá dentro, nem arrancar ou maltratar as plantas. É preciso respeitar o ambiente”. explica.

Apesar do pedido do produtor, há quem estacione o carro dentro da lavoura (Foto: TV Morena )

Pela proteção dos girassóis e dos visitantes

Ele também destaca que é importante avisar na sede quando alguém chega ao local, pois há a possibilidade de a planta estar com veneno, o que é prejudicial à saúde dos visitantes.

Apesar do pedido pela proteção dos girassóis, no meio da lavoura encontramos muitas plantas com flores maduras, quebradas e pisoteadas.

Girassol pisoteado na lavoura em Campo Grande  (Foto: Jaqueline Naujorks / TV Morena )

Girassol pisoteado na lavoura em Campo Grande (Foto: Jaqueline Naujorks / TV Morena )

Ao chegar na lavoura, um pequeno espaço de terra nua está cheio de carros. De acordo com uma visitante que estava lá pela segunda vez, quando ela foi muitos carros e caminhonetes estavam estacionados em cima das flores. O espaço para carros lota, e então as pessoas deixam os veículos na beira da estrada vicinal que dá acesso ao campo.

Carros estacionam na beira da estrada vicinal  (Foto: Jaqueline Naujorks / TV Morena )

Carros estacionam na beira da estrada vicinal (Foto: Jaqueline Naujorks / TV Morena )

Se tudo estiver ok, é só aproveitar a luz e tirar as fotos – que com esse cenário certamente ficam lindas. No momento em que nossa equipe chegou ao local, 36 pessoas estavam entre as flores fotografando com os girassóis.

“Nós não estamos acostumados”

Entre as grávidas que posavam para as lentes dos fotógrafos, estava a dona de casa Bianca Rezende. Grávida de Amanda, o filho Artur foi junto para participar do ensaio de gestante. Ela escolheu o campo porque viu fotos lindas nas redes sociais e quis as dela lá também:

“A paisagem é muito linda, nós não estamos acostumados a ter isso tão perto. As fotos ficaram maravilhosas”, conta.

“Selfie mesmo!”

“Vi muitas fotos de pessoas entre os girassóis, selfie mesmo, uma mais linda que a outra. Deu vontade de conhecer e então simplesmente pulamos no carro e fomos até lá” conta a produtora Ana Ostapenko. “Imaginei que deveria ser tudo muito lindo e realmente é, uma imensidão de girassóis até onde o olho enxerga, e o resultado foram fotos maravilhosas e lembranças inesquecíveis”.

“É uma energia boa, um ar diferente”

Ellen Ramos Prudente, de 21 anos, é acadêmica de jornalismo e visitou recentemente o campo amarelo. Ela disse que foi a primeira vez, apesar de já saber que a plantação existia e levou até a família que veio de outra cidade, para conhecer a lavoura:

“Foi a primeira vez. Em 2016 que também teve as flores. Eu fiquei de ir nessa época, mas perdi o prazo e não consegui. Girassóis são as minhas flores favoritas desde que eu era criança. Lá é apaixonante, muito lindo, fiquei encantada”, conta.

“O contato com a natureza é incrível. O girassol desperta um sentimento diferente em cada pessoa. É uma energia boa, um ar diferente. Para mim, é energia muito boa porque me lembra da infância”, explica a estudante.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias