sexta-feira, 19 abr 2024

Como está sua casa interna? – Por Cinthia Reis Barbosa Adams

Como está sua casa interna? – Por Cinthia Reis Barbosa Adams

07 julho – 2020 | 13:13
Cinthia Reis Barbosa Adams - Psicopedagoga - Terapeuta Sistêmica (67) 99962-9961

Deixando de lado um pouco nossa atualidade, os assuntos que estão em nós recentemente e que merecem sim grande importância vamos falar um pouco sobre o um lugar onde tudo começa, o lugar onde se inicia qualquer ação, onde se formam nossos pensamentos, nossa casa interna, nossa mente. 

    Provavelmente você já ouviu falar de saúde mental, de equilíbrio emocional, mas não precisamos nos aprofundar tanto, apenas imagine que sua mente é uma casa e dentro dela estão os móveis, é sobre esses móveis que quero saber. Essa casa está vazia, cheia ou razoavelmente mobilhada? Esses móveis estão nos seus lugares adequados ou tem fogão no quarto, sofá no banheiro? Quando alguém entra nesta casa consegue entender que ali é um cômodo, por exemplo, dá pra saber que é seu quarto ou tem tanta bagunça que não dá para entender que parte da casa é aquela? 

    Esses móveis estão arrumados ou não? Estão limpos, muito empoeirados ou tem sujeira embaixo do tapete, atrás do armário? Esta casa que está imaginando não é uma casa qualquer, é sua mente, é onde seus pensamentos começam. 

    Agora leve isso para sua realidade, se seus pensamentos estão atordoados, confusos e muito acelerados, como um cômodo dessa casa que imaginou e que não é possível encontrar nada, VOCÊ ninguém mais precisa começar a organizar tudo isso.  

Voltando para a imaginação novamente, comece a tirar o que não é necessário para então começar a limpeza. Aqueles pensamentos, aquelas ideias que te deixam ansioso, nervoso, todas as vezes que insistirem em aparecer tire fora, elimine, assim como uma cadeira quebrada que não dá conserto jogue fora. 

Não pense que é fácil não, pode ser algo que leve algum tempo, mas que precise eliminar pois não serve para nada. 

    Porém, existem alguns pensamentos que também incomodam, nos fazem querer desistir ou não agir, mas não dá para desfazer, não dá para jogar fora, talvez precise apenas de uma limpeza, como um móvel que está no canto todo empoeirado que muitas vezes não queremos nem olhar.  

Olhe para ele, encare esse pensamento e já que não pode eliminar, limpe, tire a poeira, ressignifique! 

    Antes de iniciar ou dar continuidade em qualquer coisa na sua vida, organize primeiro sua casa interna, coloque as coisas no seu devido lugar e o que não te agrega em nada, tire fora! E lembre-se que uma boa faxina leva tempo, não pode ser feita de qualquer jeito e muito menos por qualquer pessoa, é VOCÊ mesmo quem precisa agir! 

Cinthia Reis Barbosa Adams
Psicopedagoga
Terapeuta Sistêmica 

 

    

     

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias