sexta-feira, 26 abr 2024

Funcionário público é indiciado ao manter jumentos e emas em cativeiro; ele só ia uma vez por semana ao local

Funcionário público é indiciado ao manter jumentos e emas em cativeiro; ele só ia uma vez por semana ao local

09 abril – 2021 | 10:10
Equipe encontrou três emas mortas no cativeiro em MS — Foto: PMA/Divulgação

Os policiais, ao chegar no local, verificaram que três animais já estavam mortos e em avançado estado de putrefação. No depoimento, o suspeito alegou que emas é que adentraram à área cercada em sítio de MS.

Um funcionário público de 56 anos, morador de Vicentina, na região sul do estado, foi multado em R$ 7 mil pelo crime de maus-tratos, nessa quinta-feira (8). Segundo a investigação da Polícia Militar Ambiental (PMA), os animais silvestres eram mantidos em cativeiro.

Os policiais receberam a denúncia e foram ao sítio dele, na BR-379. Ao chegar lá, encontraram quatro jumentos e também três emas que eram mantidas em cercado e foram encontradas mortas.

Policiais disseram que animais eram mantidos em cativeiro — Foto: PMA/Divulgação

No caso dos jumentos, eram três fêmeas e um macho. Como a denúncia seria de que os animais estariam feridos e sem tratamento, uma médica veterinária da Vigilância Sanitária do município acompanhou as buscas.

Foi feito o exame clínico nos animais e constatado que um dos jumentos estava com lesão na região do prepúcio e apresentava inflamação, indicando que estava sendo negligenciado tratamento ao animal.
Jumentos estavam desnutridos e com ferimentos, ressaltou a médica veterinária — Foto: PMA/Divulgação

No local, os policiais ainda caracterizaram o crime quando constaram que havia carcaças de duas emas em adiantado estado de decomposição e outra que havia morrido recentemente. A área onde os animais eram mantidos é totalmente cercada por telas, o que impedia que as emas saíssem do local e migrassem para seu hábitat natural, caracterizando a manutenção em cativeiro.

Na ocasião, o suspeito não estava no local e disse ia “somente uma vez por semana ao local”. Ele também alegou que as emas é que adentraram à área cercada e não conseguiam sair, sem saber explicar a causa da morte dos bichos.

Homem foi autuado por manter animais em cativeiro em sítio de MS — Foto: PMA/Divulgação

Ele foi multado em R$ 7 mil e indiciado pelo crime de maus-tratos. Neste caso, a pena varia de três meses a um ano de detenção e, pelas aves silvestres em cativeiro, é de seis meses a um ano de detenção.

O funcionário público também foi notificado a providenciar tratamento médico adequado aos jumentos e apresentar os comprovantes para a vigilância sanitária de Vicentina, que fará visitas ao sítio para verificar o estado de saúde dos bichos.

PMA foi com médica veterinária e confirmou o crime por parte do suspeito em MS — Foto: PMA/Divulgação

Fonte: G1 MS

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias