sexta-feira, 26 abr 2024

Grupo russo que comprou projeto de fertilizantes da Petrobras em MS diz que vai retornar obras em julho

Grupo russo que comprou projeto de fertilizantes da Petrobras em MS diz que vai retornar obras em julho

12 fevereiro – 2022 | 8:08
Unidade de Fertilizantes III (UFN-III) em Três Lagoas, MS — Foto: Reprodução/TV Morena

O pronunciamento da grupo Acron veio uma semana após a venda ser oficializada.

Uma semana depois de anunciar a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, em Três Lagoas (MS), o grupo russo Acron informou que deve retornar com as obras do projeto ainda neste ano, em julho. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (11), em reunião entre a empresa e o governo do estado.

A reunião teve a presença de integrantes da Petrobrás, governo de Mato Grosso do Sul e do vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor. O representante do grupo russo afirmou que a empresa está motivada com o negócio. “Estamos muito interessados em estar presente em Mato Grosso do Sul. Gostaríamos de começar a trabalhar já em julho”.

Durante a conversa ficou definido a criação de um grupo de trabalho entre poder público estadual, municipal e o grupo Acron, que estabelecem termos de acordo de concessão de benefícios fiscais para a retomada das obras da fábrica.

As obras da UFN3 foram paralisadas em dezembro de 2014, com 81% de conclusão. Essa definição pode acelerar o processo de venda da unidade para a empresa russa.

A venda

A unidade de fertilizantes nitrogenados da Petrobras (UFN 3), em Três Lagoas, a 326 km de Campo Grande, foi comprada pelo grupo russo Acron, conforme anunciado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

A informação sobre a venda foi feita, em 4 de fevereiro, durante o lançamento de pacotes de obras de R$ 70 milhões para macrodrenagem e pavimentação na cidade ao leste do estado.

A unidade

As obras da fábrica começaram em 2011 e foram paralisadas em dezembro de 2014, quando a Petrobras rompeu o contrato com o consórcio que havia vencido a licitação para a construção, alegando descumprimento do contrato.

Em 11 de fevereiro de 2017, a estatal anunciou que estava colocando à venda a UFN 3 e também da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), que opera em Araucária (PR), como parte da estratégia de desinvestimento da companhia e de saída da produção de fertilizantes no país. Mais de um ano depois, em 9 de maio de 2018, a Petrobras, em comunicado de mercado, informou o início das negociações com exclusividade com o grupo russo Acron pelo prazo 90 dias.

A venda da fábrica, então bem encaminhada, ficou em suspenso, entretanto, em junho de 2018, quando o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu, por meio de uma liminar, o governo de privatizar empresas estatais sem prévia autorização do Congresso.

Ao julgar o mérito da ação sobre o assunto, o plenário do STF decidiu no dia 6 de junho deste ano, manter a proibição para as estatais, mas autorizou as vendas das subsidiárias, as subdivisões dessas “empresas-mães”, sem o aval do Legislativo.

No dia 14 de junho, a estatal comunicou ao mercado a retomada do processo para a venda da UFN 3 e também da Ansa. “Dessa forma, a Petrobras está retomando o processo competitivo para a venda dessas unidades”, afirmou a empresa, acrescentando que “a operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria da alocação do capital da companhia”.

A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no seguimento de fertilizantes. A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia. Agora, novamente o grupo finaliza a negociação deste importante ativo estratégico para Mato Grosso do Sul.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias