sexta-feira, 26 abr 2024

Para liberar uso de máscara, Campo Grande tem que aumentar taxa de vacinação

Para liberar uso de máscara, Campo Grande tem que aumentar taxa de vacinação

27 outubro – 2021 | 9:09
Banco de dados Correio do Estado

Prefeito disse que esse é o primeiro passo para pensar na reabertura e incentiva vacinação

Após a apresentação de técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (26), que trouxeram para Campo Grande um pouco da experiência da cidade nessa fase de reabertura na pandemia, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), voltou a falar sobre a desobrigação do uso de máscara e do passaporte da vacina.

Durante a apresentação, o Superintendente da Secretaria em Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Márcio Garcia, afirmou que Campo Grande está com um cenário favorável para a reabertura, sendo que esse é o primeiro aspecto a ser analisado quando se fala sobre liberação do uso das medidas de segurança, assim como está acontecendo no Rio.

O prefeito de Campo Grande, acompanhou o discurso, reforçando que é apenas por meio da vacinação que a cidade pode atingir índices aceitáveis para começar a discutir a flexibilização.

“Pela apresentação da Fiocruz vemos Campo Grande muito bem situada, tanto no índice de mortalidade quanto no índice de vacinados. Naquelas cidades que atingiram o percentual de 65% de imunizados e 70% de quem tomou a primeira e segunda dose, já é recomendada a retirada da máscara.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que ao menos 75% dos adultos estejam vacinados para que a cidade ou país considere a desobrigação do uso da máscara.

“Nós estamos falando de 64, quase 65%, de vacinados considerando toda a população, desde a pessoa mais nova até a mais experiente. Mas, se levarmos em conta apenas adultos de 18 anos pra cima, esse índice chega a 81%, então, estamos muito acima do esperado. Mas, como a OMS exige que seja considerada a população geral, estamos perto dos 65%”, analisa o prefeito

Em relação ao passaporte da vacina, o chefe do executivo disse que se o país não exigir que as pessoas se vacinem, ele também não pode exigir que a pessoa comprove que se vacinou para poder entrar em algum lugar. Contudo, ele lembrou que não pode interferir na iniciativa privada, sendo assim, eventos particulares em que o organizador exigir a apresentação da comprovação da vacina, o público terá que seguir a determinação.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias