sexta-feira, 26 abr 2024

Thiago Caminha: Lição de Casa dos Pais

Thiago Caminha: Lição de Casa dos Pais

17 maio – 2019 | 1:01

Por: Thiago Caminha

Cada dia mais a escola e a equipe pedagógica que acolhem nossos filhos no ambiente educacional tem relatado dificuldades em lidar com eles quando o assunto é comportamento.  Aprendizado é algo que a escola promove aos nossos filhos, porém o comportamento e os princípios de vida “deveriam chegar” com eles desde o primeiro dia de aula, assim como chegam os seus materiais escolares.

A primeira escola do seu filho é a sua casa! Isso parece tão óbvio, mas hoje está sendo necessário relembrar, pois a missão da escola está se tornando cada dia mais difícil, digo “difícil” pra não dizer “impossível”, por omissão dos pais e das mães de desempenhar sua missão principal. Sim é isto mesmo, hoje o ambiente escolar está recheado de dificuldades porque nós pais, nos esquecemos de fazer a nossa lição de casa. Nossos filhos devem ser formados em casa, no ambiente do lar, através do cuidado, da atenção, do amor, do reconhecimento, do limite, das regras e de tantas outras orientações que é nosso dever ministrar a eles no ambiente familiar. É difícil né? Criar filhos é difícil! Nesta hora eu me lembro de uma frase do meu avô: “bom mesmo é na hora de fazer”! Então, foi bom mesmo na hora de fazer, mas e agora? Eles não “nascem” prontos, da mesma forma que uma criança é gerada no interior do ventre e dia a dia vem se desenvolvendo, quando ela nasce, precisa ser nutrida e instruída em todos os aspectos da vida, e isso consome um tempo bem grande viu, deixa eu te contar uma coisa: seu papel de pai e mãe é para a vida toda, o que muda são as fases e as etapas da vida, mas a sua influência sempre terá validade na vida dos seus filhos. Até mesmo quando se casam e se “vão”, necessitam da sua sabedoria de vida.

As nossas escolas estão preparadas para lidar com os desafios da aprendizagem, embora seja o papel dela também reforçar os comportamentos positivos que nossos filhos já trouxeram e aperfeiçoar aqueles comportamentos que necessitam de ajustes, mas não podem “construir” nossos filhos, o papel desta construção é nosso.

Há uma queixa rotineira hoje: nós estamos cada dia mais sem tempo! Discordo, o problema não é o tempo, nós estamos cada dia mais egoístas, geramos um filho sabendo que ele precisa de nós, quando nasce já queremos que logo abra os olhos, abriu os olhos ficamos loucos para vê-los sorrindo, logo já queremos que fale, ande, e aí … já procuramos uma creche ou escola para matriculá-lo. UFA! Afinal, precisamos trabalhar! Desculpe-me, se você se sentiu mal com isso, a gente sente mesmo.

Nem bem nasceu e já o empurramos para os desafios da convivência fora do lar, ele não teve ainda a experiência DENTRO DO LAR, não aprendeu o que é ser amado direito, não consegue ainda sentir-se seguro, não conhece as regras, os limites e nós já queremos que eles aprendam a compartilhar com seus amiguinhos, que tenham emoções e reações saudáveis na escola, mas ele não permaneceu tempo suficiente na primeira escola, a sua casa, não aprendeu o “não do papai” – “ixi” este “não do papai” está cada dia mais difícil, mas sobre isto conversaremos outro dia.

Se achamos difícil “educar” nossos filhos que são 2,3 ou 4 no máximo, imagine você e mais 30 pais de alunos transferirem esta responsabilidade tão grande para a professora ou professor em 4 ou 5 horas diárias com nossos filhos, desafiador não é?

Nós pais temos reprovado nossos filhos na escola, não estou falando do quesito nota, mas sim no comportamento, porém a reprovação não é deles, e sim nossa. Quando olhar para a nota de comportamento, disciplina, relacionamento com os amigos, entre outras características avaliadas, lembre-se: É O SEU BOLETIM.

Quando for chamado na escola pela coordenação para conversar sobre o seu filho, vá! Mas deixa eu te dar uma dica: quem esta sendo chamado ali não é ele, é você como pai, mãe, como responsável por formar aquele caráter, aquela vida. A nota da disciplina é sua, ao sair de lá reavalie como você tem sido, se questione, avalie o seu comportamento papai e mamãe, seu filho é o reflexo de como está sua casa e seus relacionamentos dentro do lar.

Faça a sua lição de casa e com certeza seu filho não será chamado para aquele “bate-papo” bem legal com a diretora da escola!

Pense nisso !!!

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias