SÁBADO, 20 JUN DE 2026

terça-feira, 03 nov 2026

Assembléia Legislativa do MS

Trabalho prisional pavimenta escola em Caarapó e ganha homenagem

Por: Redação
03 novembro – 2026 | 16:16

Os alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, em Caarapó, deixaram de pisar no barro para chegar às salas de aula. A nova realidade, garantida pelo calçamento com blocos de concreto fabricados por detentos, motivou uma moção de congratulação apresentada pelo deputado estadual Zé Teixeira (PL) nesta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa. A homenagem reconhece a liderança do diretor do Estabelecimento Penal Masculino do município, Gilson Lino Filho, responsável por conectar a mão de obra prisional à melhoria direta da infraestrutura urbana.

A iniciativa integra o programa Cidade Digna e promove a produção de artefatos de concreto, chamados de pavers, por pessoas privadas de liberdade. Zé Teixeira destaca que a ação transforma os espaços públicos e garante segurança, conforto e dignidade para a comunidade escolar. Ao aprenderem uma nova profissão, os internos constroem um caminho prático para a ressocialização e devolvem benefícios reais à população de Caarapó.

A estruturação do projeto exigiu planejamento e articulação institucional entre a unidade penal e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, a Agepen. Com o sucesso na Escola Rui Barbosa, a produção dos blocos tem novos destinos definidos na cidade. O Batalhão da Polícia Militar e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) receberão o calçamento em suas áreas externas, consolidando uma política que alinha o cumprimento da pena com o desenvolvimento social.
 

Por: Adriano Furtado com informações da Agepen

Foto: Divulgação

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!